Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Os dez vilões da sua dieta

Muitas vezes eu me fiz essa pergunta. Por queeeeeeeeeeeeeeeee eu não consigo emagrecer, meu Deus? A pergunta que eu me fazia também era queixa de outras pessoas. E elas me falavam isso, alegando que estavam fazendo tudo tão di-rei-ti-nho e nada de a balança ceder! Então, como a função desse blog é ajudar quem quer […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 18h30 - Publicado em 26 fev 2015, 11h41
Metabolismo lento, noites mal dormidas e estresse atrapalham sua dieta

Metabolismo lento, noites mal dormidas e estresse atrapalham sua dieta

Muitas vezes eu me fiz essa pergunta. Por queeeeeeeeeeeeeeeee eu não consigo emagrecer, meu Deus? A pergunta que eu me fazia também era queixa de outras pessoas. E elas me falavam isso, alegando que estavam fazendo tudo tão di-rei-ti-nho e nada de a balança ceder! Então, como a função desse blog é ajudar quem quer emagrecer (com humor, claro), eu pensei: putz, vamos elencar dez razões que podem estar impedindo o sucesso na dieta. Quem me ajudou nessa empreitada foi a nutricionista Fuca Araújo (ela praticamente aboliu o Flávia da certidão), uma gata esportista que trabalha pra mudar o corpicho alheio.

Anote:

Metabolismo

Se o bicho anda lento e preguiçoso, a coisa complica, porque fica mais difícil queimar as calorias. E por que está lento? Podem ser razões diversas, desde fatores genéticos, passando pelo percentual de massa magra, até alimentação e, claro, prática ou não de atividade física. O que fazer? A dica é fracionar as refeições, comendo quantidades menores, e de três em três horas; caprichar nos exercícios aeróbicos (o que acelera a frequência cardíaca); fazer musculação (o que aumenta a massa magra), incluir alimentos termogênicos no cardápio (pois elevam a temperatura do corpo e, por isso, também aceleram o metabolismo).

A dieta do guru argentino Máximo Ravenna pode emagrecer o seu bolso: a mensalidade chega a 2 150 reais

Estresse

Capotei com essa informação. Achava que estresse era desculpa de gordo (me incluo) que desconta os problemas na comida. Sabe comer alface no restaurante a quilo e bombom escondido? Mas descobri que o estresse provoca desequilíbrio na flora intestinal. E isso compromete a eficiência com que o organismo processa os alimentos e seus nutrientes, aumentando a absorção das calorias. Ai que chato isso. (Vamos matar o chefe, aha!)

O estresse é um dos inimigos para quem está tentando perder peso

O estresse é um dos inimigos para quem está tentando perder peso

Continua após a publicidade

Noites mal dormidas

Ah….o sono. Quando dormimos, liberamos o hormônio lepetina, que ajuda a regular a fome e a manter equilibrado e ativo o metabolismo. Além disso, quando a gente dorme mal, acorda noutro dia sem energia. E costuma compensar isso com alimentação – em geral errada ou excessiva. É interessante, então, relaxar antes de dormir, evitando, por exemplo, checar os e-mails na cama. (Quem nunca?)

Suplementação, uau!

Agora está na moda tomar vários tipos de suplementos antes ou depois do treino. Só que a coisa pode ser um tiro no pé. Se a sua amiga saradérrima está tomando whey por recomendação da nutricionista, isso pode ser ótimo pra ela, mas não necessariamente pra você. Que em vez de chapar a barriga, vai engordar. Fique esperto.

Dica magrinha: receita de peixe ao molho funghi

Sou super saudável e não emagreço

Gente, calma lá. Não adianta comer saudável e nas quantidades erradas. Você pode até engordar. Enche o prato de quinoa, aveia e afins porque tá na moda. Come um pote de granola com mel… Vixe, se ferrou. É preciso saber balancear o prato na qualidade e na quantidade. O ideal é se consultar com um profissional que pode adequar a dieta certa em linha com o seu dia a dia.

Antes e depois: quatro casos paulistanos

Ficar muitas horas sem comer

Passou o dia com uma salada na barriga, aí à noite come um pacontinho de salgadinho em frente à TV. Não rolaaaaaaaaaaaa. Ficar muito tempo sem comer deixa o metabolismo lento. E pode ser uma grande cilada. Afinal, quando um buraco se abre no seu estômago, você se atraca na primeira coisa que vem pela frente. Além disso, pode comer mais do que deveria. Furada.

Alimentação errado impede os avanços de quem malha muito

Alimentação errado impede os avanços de quem malha muito

Continua após a publicidade

Comer errado antes, durante e depois do treino

Bem… aí que você malha igual um desgraçado e nada… Pode estar fazendo algo errado. Por exemplo: treinar em jejum, diferentemente do muita gente pensa, não ajuda a queimar gordura. O problema é que, se não há a ingestão de carboidrato pra queimar, o corpo se alimenta dos músculos. E aí? Aí que você perde massa magra e, com menos músculos, o metabolismo fica mais lento.

Cortar totalmente o carboidrato, resolve?

Bem, se você seguir uma dieta low carb equilibrada, vá lá. O problema é que a pessoa pode ter impulsos por comer doces… Ou exagerar em outros grupos alimentares, tornando a dieta super calórica.

Exagerar no fim de semana vai arruinar seus resultados

Exagerar no fim de semana vai arruinar seus resultados

As jacadas do fim de semana

Do que adianta fazer dieta direitinho a semana toda e no fim de semana, pá: colocar tudo a perder, comer dois caminhões e beber até morrer? Beber sexta, sábado e domingo afeta, sim, a dieta, compromete o resultado e pode eliminar os ganhos obtidos durante a semana.

O desafio da pança: eles somam mais de 300 quilos e prometeram emagrecer até abril. Será que dá?

Continua após a publicidade

Ah é diet, pode!

Achar que light e diet são a solução da vida… Vixe, tudo errado. Pra emagrecer, é preciso comer comida de verdade.  Produtos industrializados, versões light e diet podem ser uma enganação. Às vezes, um bom prato de arroz integral e feijão é mil vezes melhor que aquele (aparentemente) inofensivo docinho light.

Espero que as dicas te ajudem, sempre lembrando que, o ideal (dentro do mundo possível) é que você consulte um profissional e faça exames de rotina. Um distúrbio hormonal pode estar deixando você sem o sabor da vitória.

Um beijo, até mais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.