Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Enquanto Chão”: monólogo confronta tradição e progresso

A montagem do grupo A Próxima Companhia tem apresentações no primeiro fim de semana do ano no Sesc Ipiranga

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 19 dez 2017, 15h58 - Publicado em 19 dez 2017, 15h57

A entrada do auditório do Sesc Ipiranga é liberada, e o público se surpreende com um espaço vazio. O monólogo Enquanto Chão ganha forma aos poucos, através da presença simpática do ator Caio Franzolin e do convite dele para que os espectadores colaborem na organização do espaço. O protagonista pede apoio para colar as bandeirinhas de papel, organizar flores e fotografias, além de arrumar as quarenta cadeiras espelhadas pela sala.

A proposta é reproduzir no ambiente sensações semelhantes as de uma festa popular, como aquelas que agitam as ruas do Canela e do Patrimônio. As duas comunidades, respectivamente em Palmas (TO) e Uberlândia (MG), conheceram o progresso nos últimos anos e viram enfraquecidas suas tradições e manifestações culturais por causa de novos moradores e da exploração turística.

Apoiado na dramaturgia de Solange Dias e na direção de Rafaela Carneiro, Franzolin alterna o papel de narrador com a dramatização de depoimentos dos habitantes. Gradualmente, o intérprete puxa uma rouquidão da voz, altera a postura e assume uma série de tipos de diferentes idades e personalidades. Em meio ao desafio de versatilidade, ele ainda serve bolos típicos, oferece café adocicado e refrigerante, e, como em uma boa festa, convida o público para dançar. Nem todos entram no baile, mas a maioria sai do teatro disposto a refletir sobre as perdas e os ganhos do avanço (80min). 12 anos. Estreou em 2/12/2017.

+ Auditório do Sesc Ipiranga. Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga. Sexta (5/1), 21h30; sábado (6/1), 19h30; domingo (7/1), 18h30. R$ 20,00.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.