Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Aproximando-­se de A Fera na Selva”: encenação literária

Os atores Gabriel Miziara e Helô Cintra Castilho são apoiados na dramaturgia de Marina Corazza em um exercício de metalinguagem

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 15 fev 2018, 16h45 - Publicado em 15 fev 2018, 16h45

A diretora Malú Bazán recorreu a temas literários nas montagens de A Noite das Tríbades (2012) e Alice — Retrato de Mulher que Cozinha ao Fundo (2016). Aproximando-­se de A Fera na Selva, seu trabalho atual, volta a desafiar a plateia, desta vez em uma encenação desenvolvida por meio de três focos. Os atores Gabriel Miziara e Helô Cintra Castilho são apoiados na dramaturgia de Marina Corazza em um exercício de metalinguagem.

A novela A Fera na Selva, publicada pelo americano Henry James, em 1903, serve de inspiração para o pilar inicial. Nele, Miziara e Helô interpretam os ficcionais John Marcher e May Bartram, amigos de uma vida inteira, incapazes de investir em um provável amor. Na sequência, a dupla representa James e a pouco conhecida romancista Constance Fenimore Woolson em uma reconstituição biográfica de contornos trágicos. A terceira parte quebra a barreira com o espectador e mostra os atores em um processo de composições de cada um desses personagens.

No conjunto, Miziara e Helô chamam atenção em virtude de uma narrativa detalhista, que descreve as cenas com minúcias quase didáticas, como se a ideia também fosse provocar o público a encontrar um complemento no original literário.

Se uma encenação mais inventiva é dispensada, existem, no entanto, dois momentos em que os intérpretes sobressaem e atingem a plenitude. Miziara brilha ao apresentar a angústia de James confrontado com o desejo homossexual, e Helô cria uma vigorosa imagem na reconstituição do desfecho de Constance (70min). 14 anos. Estreou em 1º/2/2018.

+ Centro Cultural São Paulo — Espaço Cênico Ademar Guerra. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Quinta a sábado, 21h; domingo, 20h. Grátis. Ingressos distribuídos uma hora antes. Até 18 de março. Não haverá sessão neste sábado (17).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.