Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Abre a Janela e Deixa Entrar o Ar Puro e o Sol da Manhã”: vigor aos 50

Cinco décadas depois, o texto de Antônio Bivar ganha direção de André Garolli e mantém-se atual ao retratar a angústia feminina

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 21 jun 2019, 11h21 - Publicado em 21 jun 2019, 11h04

As atrizes Angela Figueiredo e Fernanda Cunha firmaram uma parceria com As Moças, o Último Beijo (2014) e Noites sem Fim (2016) que se confirma potente em Abre a Janela e Deixa Entrar o Ar Puro e o Sol da Manhã. O texto, escrito por Antônio Bivar em 1968, comunica-se com os dois espetáculos anteriores por enfocar mulheres marginalizadas na busca desesperada por um respiro em meio à opressão.

Geni (papel de Angela) e Eloneida (vivida por Fernanda) perderam a noção de quanto tempo faz que dividem a mesma cela, e, tal como os personagens da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, sonham com uma liberdade inacessível. Entre muito delírio e rara lucidez, as presidiárias recriam histórias em torno de seus crimes e idealizam um universo lúdico, que inclui visitas noturnas de um carcereiro bonitão (representado por Fernando Fecchio), com quem namoram.

+ Leia entrevista com o diretor Roberto Alvim.

Cinco décadas depois, o texto de Bivar — protagonizado originalmente por Maria Della Costa e Thelma Reston — mant��m-se atual ao retratar a angústia feminina. Sob a direção de André Garolli, Angela e Fernanda convencem nas contradições existenciais de Geni e Eloneida, mas o impacto vem no segundo ato, com Fecchio na pele da carcereira Azevedo, um misto de deboche e crítica social (75min). 14 anos. Estreou em 17/8/2018.

+ SP Escola de Teatro. Rua Franklin Roosevelt, 210, Consolação. Sexta, sábado e segunda, 21h; domingo, 19h. R$ 20,00. Até 1º de julho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.