Imagem Blog

Cidade das Crianças Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

Conheça a primeira biblioteca infantil multilíngue da América Latina

Bruna Ribeiro Imagine poder entrar em uma caixa de brinquedos. Com estrutura de madeira, logo nos primeiros passos já se veem uma poltrona decorada por bichinhos dos Irmãos Campana e um pufe colorido de Marcelo Rosenbaum. E depois pelúcias, instrumentos musicais, pequenas mesas e uma TV que só passa desenhos. Em toda a lateral, muitos […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 00h30 - Publicado em 23 ago 2013, 17h14

Com acervo de 11 000 títulos, espaço parece uma caixa de brinquedos


Bruna Ribeiro

Imagine poder entrar em uma caixa de brinquedos. Com estrutura de madeira, logo nos primeiros passos já se veem uma poltrona decorada por bichinhos dos Irmãos Campana e um pufe colorido de Marcelo Rosenbaum. E depois pelúcias, instrumentos musicais, pequenas mesas e uma TV que só passa desenhos. Em toda a lateral, muitos livros distribuídos em boxes – alguns até com fundo de led que troca de cor. Assim é a Biblioteca Infantil Multilíngue, inaugurada no início deste mês na Belas Artes. Entre seus 11 000 exemplares, estão dez idiomas como inglês, espanhol, francês, chinês, russo, bósnio e também português.

Continua após a publicidade

+ Novo bebê girafa do Zoológico de São Paulo se chama Girafales

O espaço foi idealizado pela jornalista Duda Porto de Souza, que angariou doações até montar todo o acervo. Ele inclui raridades como uma versão de O Patinho Feio, em preto e branco e com capa em relevo, de 1986. Uma edição sofisticada de A Invenção de Hugo Cabret (2007) também chama a atenção dos visitantes. As belas ilustrações da história que foi parar no cinema em 2011, em filme homônimo, são uma atração à parte.

+ Filmes para assistir com as crianças no cinema

Continua após a publicidade

Edição de ‘O Patinho Feio’ dos anos 80 é uma das raridades da biblioteca

Nos setores especializados, uma prateleira abriga quinze unidades de O Pequeno Príncipe, em português, francês e inglês. Logo ao lado, fica o cantinho da acessibilidade, que traz obras em braile. Podem ser encontrados ainda um livro todo dedicado à vida de pintores como Portinari, material religioso para crianças e encadernações emborrachadas para bebês. Além disso, uma gibiteca com edições da Turma da Mônica foi doada por Mauricio de Sousa. Ziraldo, Ruth Rocha e outros autores também enviaram à biblioteca suas coleções infantis completas.

+ As melhores peças infantis em cartaz

Continua após a publicidade

‘O Pequeno Príncipe’: exemplares em português, inglês e francês

O clima de descontração do local se completa com os 500 brinquedos educativos e instrumentos, que podem ser usados durante a leitura. “A ideia é mostrar que ler também é diversão”, diz Leila Rabello, 50 anos, gerente do Centro Gestor de Informação da Belas Artes.

Mesinha com brinquedos que pode ser usada durante a leitura

Continua após a publicidade

Uma programação especial, com contação de histórias e oficinas de xadrez e pintura, será em breve uma rotina às sextas e sábados pela tarde.

Para levar um livro para casa, bastar fazer um cadastro pessoalmente, levando a cópia de um documento e comprovante de endereço. Gratuitamente, o usuário pode usufruir do exemplar por quinze dias e renovar quantas vezes quiser, caso não haja reserva do mesmo livro.

Biblioteca Infantil Multilíngue

Continua após a publicidade

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Rua Doutor Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana

Segunda a sexta, das 9h às 18h e sábado, das 9h às 16h

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.