Imagem Blog

Cidade das Crianças Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

A arte de fotografar crianças

Não sei como é aí na sua casa, mas na minha duas coisas acontecem quando saco a câmera para fotografar os rebentos: 1)   Dália, a de quatro anos, faz pose estilo “book”, com direito a mãozinha no queixo e quebradinha de pescoço 2)   Joca, o caçulinha, para tudo o que estava fazendo e corre para […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 21h02 - Publicado em 4 set 2014, 11h00
001

Uma das fotos lindas da Tati Abreu / Estúdio Barbarella

Não sei como é aí na sua casa, mas na minha duas coisas acontecem quando saco a câmera para fotografar os rebentos:

1)   Dália, a de quatro anos, faz pose estilo “book”, com direito a mãozinha no queixo e quebradinha de pescoço
2)   Joca, o caçulinha, para tudo o que estava fazendo e corre para arrancar o artefato da minha mão

De modo que fotografar as crianças com naturalidade exige toda uma direção (“não faz assim”, “olha pro outro lado”, “finge que não estou aqui”) que, claro, acaba com toda e qualquer naturalidade pretendida. É por isso que acho que fotografar crianças, sem sorriso forçado, sem foto posada e com muita espontaneidade, é, mesmo, uma arte.

E de uns tempos pra cá, por motivos óbvios, tenho ficado muito atenta ao trabalho desses artistas. Não fotografei gravidez (morria de vergonha só de pensar) ou parto (respeito muito, mas não entendo a opção), mas sempre fiquei encantada com crianças bem fotografadas em momentos que captaram toda a essência daquele serzinho.

Continua após a publicidade

Matei minha vontade quando chamei a Tati Abreu, do Estúdio Barbarella, para fotografar a última festa dos meus pequenos. Além das luzes e cores que eu adoro, seguindo uma estética retro (favor não comparar com Instagram!), ela tem o olhar certeiro para captar sorrisos, momentos e detalhes que transformam o retrato em pura poesia.

Acompanhando seu trabalho ao vivo, vi como isso é possível: ela é uma fotógrafa quase “invisível,” daquelas discretas mesmo e que as crianças nem notam e por isso não fazem pose ou saem correndo (talvez com um assim até considerasse fotografar um parto). Concorrida, a Tati agora trabalha na expansão do seu estúdio, treinando outros fotógrafos para ter a mesma linguagem e olhar.  Seu trabalho pode ser visto no site que ela alimenta com frequência.

002

Detalhes que fazem a diferença: foto de Tata Carvalho

Com uma linguagem que também flerta com o vintage, a Tatá Carvalho também tem o clique certeiro e uma luz das mais lindas. Além de aniversários, também faz fotos de família , momentos mamãe + bebê e casamentos.  Para ver outras fotos suas, é só clicar no site.

Continua após a publicidade
003

Foto de Estefi Machado: em seu blog, o filho é o grande “muso” de suas fotos e criações

Outra profissional com trabalho bacana é a Estéfi Machado, muito conhecida na web por seu blog, suas dicas de artesanato e DIY. Seus posts ganham ainda mais força com as belas fotos que ela faz, com uma luz bem clara e, quando posadas, com muito humor. Mais das coisas da Estefi, aqui.

 

Por Marina Fuentes

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.