Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Fiz o teste de correr sem relógio e recomendo

Pensa que treinador é diferente de corredor? Eu também dou minhas corridinhas e tenho minhas manias e desafios, tanto quanto qualquer pessoa que pratique esporte. E hoje foi um dia que eu me propus a fazer uma coisa diferente: sai de manhã para correr meus nove quilômetros, sem relógio. Sou um grande defensor do cronômetro/monitor […]

Por Marcus Oliveira
Atualizado em 27 fev 2017, 00h23 - Publicado em 3 set 2013, 12h13

Correr sem o relógio ou marcador é uma boa experiência para conhecer seus instintos Crédito: Latin Stock

Pensa que treinador é diferente de corredor? Eu também dou minhas corridinhas e tenho minhas manias e desafios, tanto quanto qualquer pessoa que pratique esporte. E hoje foi um dia que eu me propus a fazer uma coisa diferente: sai de manhã para correr meus nove quilômetros, sem relógio.

Sou um grande defensor do cronômetro/monitor cardíaco e acho que é de extrema importância controlar a frequência dentro do treino. Tanto que a ideia é usá-lo para entender o que acontece com seu corpo, encontrar seu ritmo e fazer o exercício de forma segura, aprendendo a identificar, inclusive, qual é o momento de parar ou continuar.

Mas não é para ficar bitolado na tecnologia… De vez em quando é muito bom sair livre, leve e solto. Recomendo que você também faça a experiência: deixe o relógio em casa, determine uma distância e um ritmo a ser seguido. É um ótimo trabalho de autoconhecimento. 

Continua após a publicidade

Quando comecei o trajeto, sabia exatamente a distância do meu percurso e calculei percorrê-la por volta de 51 minutos – o que daria 5 minutos e 40 segundos por quilômetro. Parti. Logo encaixei o ritmo planejado. Por alguns instantes pensei até que pudesse estar um pouco mais rápido – conhecendo meu corpo como eu conheço – e o instinto me fazia olhar para o pulso em busca do relógio.

Quando finalmente terminei e chequei o tempo, vi que meu ritmo médio tinha sido 20 a 25 segundos a menos do que o estipulado no início. Ou seja, fiz os nove quilômetros a 5 minutos e 19 segundos por quilômetro, fechando em aproximadamente 48 minutos. Errei no cálculo? Mais ou menos, porque, como eu disse, durante a corrida senti que estava um pouco mais forte.

Tenho certeza de que, aos poucos, a gente vai fazendo um ajuste fino até chegar o dia em que o relógio interno estará super sincronizado com o de pulso. Faça o teste você também e conte para a gente!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.