Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Após vida sofrida, a nova fase da ursa Marsha: piscina, brinquedos e paz

O animal de 32 anos, que enfrentou maus-tratos em circo e zoológico, aproveita nova etapa em santuário no interior de São Paulo

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 24 set 2018, 20h04 - Publicado em 24 set 2018, 12h47

Nascida na Rússia, a ursa parda siberiana Marsha passou mais de duas décadas de sua vida rodando com um circo pelo Brasil. Depois de ser tirada de lá (comia, por exemplo, ração de cachorro), foi parar em um zoológico, o Parque Zoobotânico de Teresina, no Piauí. Ali, vivia estressada, tristonha, fazendo movimentos repetitivos e em condições inadequadas para sua espécie, no calorão do Nordeste. 

Antes e depois: a ursa no zoológico e agora no santuário (Reprodução/Instagram)

Neste fim de semana, o bicho de 32 anos ganhou um novo lar após esforços conjuntos. Confederação Brasileira de Proteção aos Animais se responsabilizou pelo pedido na Justiça do resgate da fêmea. O Instituto Luisa Mell assumiu a construção de um recinto de 110 000 reais para recebê-la. O Rancho dos Gnomos, um santuário em Joanópolis, no interior de São Paulo, conhecido por abrigar grandes felinos, cedeu o espaço. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou o transporte do Piauí para cá.

View this post on Instagram

Me faltam palavras para descrever tudo que senti… obrigada a cada um de vcs que me ajudam a mudar destinos, salvar vidas, libertar almas atormentadas… cada um que apoia o @institutoluisamell é tb responsável por isso! Estou recebendo dezenas de pedidos para resgatar outros animais que estão em sofrimento em zoológicos… Já estamos começando a trabalhar nos outros casos! Mas cada recinto é muito caro… só será possível com a ajuda de todos! Amo vcs! Amo nossa corrente do bem! Obrigada! Mil vezes obrigada! Foi o melhor presente de aniversário que tive na vida!❤️❤️❤️

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

Continua após a publicidade

Ao chegar ao santuário, a ursa foi rebatizada como Rowena, palavra que significa “luz”. Após uma viagem exaustiva, ela teve tempo para se adaptar ao grande recinto, cercado por natureza e silêncio e com temperatura mais amena. Ali, há, inclusive, uma piscina – mas a ursa até agora só se refrescou na água do bebedouro. Anda dormindo bastante, tranquilona, e adora comer cenoura, mel, uva, carne… Chegou até a brincar com algumas bolas disponíveis e entrar em um túnel. “Essa ação foi um sucesso. Ela já virou outro animal”, comemora Luisa Mell.

O próximo passo é realizar todos os exames necessários para saber o estado de saúde do mamífero. “Agora, pretendo resgatar outros animais nessa situação, mas não consigo levar todos de um vez. Tem outro urso em Fortaleza, por exemplo, que foi treinado para ser ‘dançarino'”, conta Luisa.

View this post on Instagram

Nossa ursa está conhecendo sua nova casa aos poucos! Hoje, ela surpreendeu agora no final da tarde ao começar a brincar no @ranchodosgnomos ❤️❤️❤️

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.