Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Sete sinais de que você não está pronto para adotar um pet

É preciso se preparar antes de incluir um animal em sua família

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 19 set 2018, 19h44 - Publicado em 19 set 2018, 19h25

Não é que eu queira te desanimar a adotar um pet. Pelo contrário. Mas antes de acolher um novo membro animal em sua família, é necessário ter certeza de sua decisão e estar preparado. A seguir, confira medidas que podem evitar futuros abandonos e frustrações:

1. Não ter recursos financeiros básicos. Ninguém precisa ser rico, mas, assim como um filho, as mascotes demandam gastos, entre eles consultas veterinárias. Programe o orçamento.

2. Não contar com imprevistos. Quando a adoção se dá durante a fase de filhote, saiba que é quase impossível prever o tamanho e o temperamento do pet no futuro. Além disso, o bichinho pode ficar doente ou não ir com a cara de seu namorado/namorada, por exemplo. Esteja preparado para qualquer cenário.

3. Ter apenas o pedigree do pet em mente. A raça da moda pode ser esta ou aquela, mas seu peludo provavelmente vai viver mais do que a tendência. Cachorro não serve para dar status.

Continua após a publicidade

4. Esperar que sua casa fique intacta. É bastante improvável que o novo amigo não estrague uma coisinha sequer de seu lar. Pode arranhar o sofá, comer o pé de uma cadeira, rasgar uma almofada novinha… Faz parte.

Agência Cão Modelo Gato Sexta-Feira
(Cão Modelo)

5. Não pensar a longo prazo. As mascotes vivem por muitos e muitos anos. Cogita ter um bebê em breve? Ou mudar de país? Considere que o pet estará com você no futuro e jogá-lo na rua não é uma opção.

Continua após a publicidade

6. Não checar se a casa e a família estão preparadas para essa mudança. Consulte os moradores de sua residência para saber se todos aceitam o bicho. Além disso, a casa precisa ser segura para o pet. No caso dos gatos, por exemplo, deve-se instalar telas nas janelas e em ambientes abertos para evitar fugas para a rua.

7. Não encarar a realidade de que eles demandam trabalho e tempo. Os animais, obviamente, não são brinquedos. Não podem ficar jogados em um canto. Eles transformam sua rotina: precisam de passeios diários (no caso dos cães), atenção, ambientes limpos, carinho…

Não se encaixou em nenhuma das situações acima? Então você está pronto para adotar um pet. Corra para o abraço e tome a decisão que vai encher sua vida de amor.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.