Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Dá para prevenir problemas comportamentais em cães?

O zootecnista Alexandre Rossi responde

Por Alexandre Rossi
14 nov 2018, 19h50

Quando me deparo com casos de cachorros que apresentam graves problemas comportamentais, como agressividade dirigida a outros indivíduos e fobias de barulhos, muita gente questiona, além dos treinos que podem resolver a questão, se é possível prevenir o surgimento deles.

Por isso, vou tratar aqui sobre uma forma importante de evitar questões comportamentais na vida adulta do animal, pela sociabilização.

O que é

Fazer a sociabilização com um filhote de cachorro significa colocá-lo diante de pessoas, situações, outros animais e sons de forma positiva, ou seja, associando esses estímulos a boas sensações.

Esse trabalho deve ser feito com o cão ainda filhote (até os 3 meses), fase em que as experiências vividas por ele tendem a ficar marcadas pelo resto da vida.

Como fazer

Continua após a publicidade

É importante deixar claro que um bom trabalho de sociabilização não significa colocar o filhote em várias situações sem nenhum cuidado. Um exemplo é expô-lo aos ruídos normais das grandes cidades, como carros e motos pelas ruas. No entanto, inicie o treinamento em locais tranquilos, onde é mais difícil que ocorram sons que causem medo.

É preciso que ele não se apavore ou fique inseguro, por isso, sempre tome cuidado para que o estímulo apresentado não seja muito alto. Além disso, não se esqueça de fazer associações positivas neste momento.

Levar um pouco do alimento de que ele gosta ajuda o pet a associar as novas sensações com algo importante e saboroso. Além disso, a atitude também pode medir o nível de interação dele com o treino: se o filhote se recusar a comer, por exemplo, pode ser um sinal claro de stress diante daquela situação nova. Neste caso, regrida o treino.

Da mesma forma, dá para apresentar pessoas (idosos, crianças, bebês) e objetos (secador de cabelos, aspirador de pó) novos a ele, começando sempre de maneira cuidadosa e oferecendo recompensas. Somente após essa fase aumente o estímulo, com mais pessoas ou um eletrodoméstico ligado, por exemplo.

E a vacinação?

Continua após a publicidade

Uma das grandes preocupações é justamente esta: o tempo ideal para fazer uma boa sociabilização coincide com o período em que os filhotes de cachorro estão sendo vacinados contra doenças graves. Então, como fazer isso, se existe o risco de serem contaminados?

Uma boa sociabilização exige cuidados com esse risco para garantir a saúde do filhote. Portanto, não se deve colocá-lo no chão da rua ou de uma praça. Mas é possível levá-lo para dar uma volta no colo ou até usando um carrinho (se for muito pesado). Além disso, é importante pedir para que as pessoas novas que forem interagir com o filhote limpem as mãos e entrem em casa sem os sapatos, que podem conter vírus e bactérias trazidos da rua.

Com todos os cuidados necessários em mente e a consciência de que uma boa sociabilização é um item importante na prevenção de problemas de comportamento futuros, podemos agir de forma proativa visando o bem-estar na vida adulta de nossos cães!

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.