Clique e assine com até 89% de desconto
Bichos Tudo sobre o mundo pet por Veja São Paulo. Quer sugerir uma pauta? Envie para alice.padilha@abril.com.br

Golfinhos realmente foram flagrados nadando nos canais de Veneza?

Checamos se as fotos do suposto retorno dos mamíferos aos canais da cidade italiana que foram compartilhadas no Twitter são reais. Saiba mais

Por Redação VEJA São Paulo Atualizado em 31 mar 2020, 12h37 - Publicado em 31 mar 2020, 12h25

Com a Itália em quarentena desde o começo do mês de março, alguns dos pontos turísticos mais populares do mundo nunca estiveram tão vazios. É o caso da cidade de Veneza, que viu seus canais ficarem cristalinos pela primeira em muitos anos por causa da diminuição do fluxo de pessoas. A limpeza é tanta, que golfinhos teriam retornado ao destino turístico — pelo menos é o que dizem algumas publicações no Twitter e em outras plataformas digitais, mostrando fotos dos mamíferos brincando nas águas da região. Mas será que isso é verdade?

Receber boas notícias num momento de incertezas como o da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 38 000 pessoas no mundo, é sempre reconfortante… mas nem todas elas são reais. É, infelizmente, o caso dos golfinhos em Veneza, na Itália. Os vídeos que estão circulando nas plataformas digitais dos supostos mamíferos passeando pelos canais da cidade foram feitos, na verdade, em um porto na ilha italiana de Sardenha, que fica localizada no Mar Mediterrâneo — centenas de quilômetros de distância de Veneza e onde encontrar golfinhos não é assim tão incomum. As informações foram descobertas pela National Geographic.

As águas dos canais de Veneza parecem mais limpas — mas elas não necessariamente foram despoluídas. “A água agora parece mais clara porque há menos tráfego nos canais, o que permite que sedimentos fiquem no fundo dos canais”, explicou um porta-voz do escritório da prefeitura de Veneza a CNN. A qualidade da água pode não ter melhorado, mas há um ponto positivo: a poluição do ar. “O ar está menos poluído já que há menos embarcações e trânsito de barcos”, explicou o porta-voz.

Essa boa notícia pode não ser verdade, mas há outras novidades que podem aliviar o cansaço e a ansiedade provocada pela quarentena aqui em São Paulo: o ar da cidade está mais limpo, e diversas instituições estão se mobilizando para ajudar quem mais precisa neste momento de confinamento. Na hashtag #VejinhaApoia no Instagram, você encontra várias maneiras de ajudar neste momento difícil para a capital paulista — e para o mundo.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade