Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Cães de trabalho: o que eles podem fazer

O zootecnista Alexandre Rossi escreve sobre as categorias e necessidades desse tipo de serviço

Por Alexandre Rossi
Atualizado em 27 mar 2019, 15h08 - Publicado em 27 mar 2019, 14h58

Quando pensamos em cães de trabalho, a primeira imagem que surge à mente é a de um cão guia auxiliando uma pessoa com deficiência visual.

Mas, na verdade, existem várias funções que cachorros com certas habilidades e aptidões são treinados a desempenhar. E muitos parecem ter nascido especialmente para fazer aquilo que se espera deles!

Cães de trabalho podem ser divididos em várias categorias, com base na capacidade que eles desenvolvem melhor. Neste sentido, temos cães farejadores, de assistência, resgate, terapia, pastoreio, entre outros.

Cada categoria demanda do cão alguma habilidade específica, como um bom faro, sociabilidade com seres humanos, vigor físico ou resistência para passar por intempéries. Por isso, uma seleção criteriosa é importante para avaliar se o animal tem habilidade para o serviço que irá desempenhar.

Continua após a publicidade

Entre as inúmeras funções que esses bichos podem exercer, destaco abaixo algumas das mais comuns.

Farejadores

Aqui se enquadram os cães de busca e resgate e os farejadores de drogas. Dentro do grupo de busca e resgate, eles podem auxiliar na procura por pessoas desaparecidas ou vítimas de tragédias e acidentes. Normalmente, são treinados para buscar pessoas vivas ou corpos e sinalizar se encontraram alguém, para que a ação dos bombeiros e socorristas possa se adequar à situação.

Continua após a publicidade

Com relação aos farejadores de drogas, existe o mito de que esses cachorros são viciados em substâncias psicoativas para que possam buscá-las. É um engano. Na verdade, o odor das drogas (protegido para que os cães não tenham contato algum), é associado ao brinquedo e à recompensa utilizados durante os treinos, assim como ocorre com os demais treinos envolvendo o olfato.

Terapeutas

São os cachorros que auxiliam pessoas hospitalizadas, com distúrbios psicológicos, psiquiátricos, crianças ou idosos em situações delicadas. É o que se denomina terapia ou intervenção assistida por animais, quando a presença do bicho traz conforto e motivação para quem está passando por um momento difícil de saúde – física ou mental.

Continua após a publicidade

Assistência

São os cães que ajudam pessoas que perderam alguma capacidade importante para a sua independência. São treinados especificamente para auxiliar na função que a pessoa perdeu, como deficientes visuais ou auditivos, cadeirantes, com mobilidade reduzida, entre outros.

Características

Continua após a publicidade

Cada trabalho demanda características ou aptidões específicas dos animais. Cães de busca e resgate, por exemplo, além de um excelente olfato, devem ter vigor físico, resistência e nível alto de energia para manter a motivação nas buscas (que para eles acabam sendo divertidas, já que eles adoram buscar o brinquedo e a recompensa final). Para alguns, inclusive, é preciso estabelecer um limite, pois poderiam ficar horas a fio somente naquela atividade, tamanha a motivação.

Os cães terapeutas, por outro lado, devem ser sociáveis e adorar o contato com o ser humano, assim como os cães de assistência.

Bem-estar

Continua após a publicidade

Destaco aqui a importância do bem-estar e da saúde dos cães de trabalho sempre serem priorizadas. Justamente por prestarem um auxílio tremendo às pessoas, eles devem ser respeitados em seus limites físicos e ter a garantia de que a atividade é prazerosa, bacana para eles e que não acarretará em nenhum tipo de problema mais para a frente.

Dessa forma, o convívio e as atividades terão sempre consequências boas, tanto para os cães como para as pessoas!

Por Alexandre Rossi, zootecnista, especialista em comportamento animal e sócio-fundador da Cão Cidadão.

Alexandre Rossi, zootecnista (Divulgação/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.