Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Thammy Miranda (PL) quer mudar nome da praça Roosevelt

Um dos cartões postais da cidade ganharia, com alteração, nome do ator Tarcísio Meira

Por Redação VEJA São Paulo 4 out 2021, 17h03

O vereador Thammy Miranda (PSL) tem causado polêmica com um projeto de lei, de número 535/2021, que prevê a mudança do nome de uma das praças mais famosas de São Paulo, a Roosevelt. No lugar do presidente americano, entraria, com a alteração, o ator Tarcísio Meira, morto em 2021 devido a complicações de Covid-19.

Além de uma homenagem, a alteração se sintonizaria com um movimento de revisão de títulos de logradouros públicos, dedicados a personalidades controversas ou pouco relacionadas à história brasileira.

A PL da Roosevelt já teve pareceres favoráveis nas comissões de Constituição, Justiça e Legislação Participativa; e de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, Comissão de Educação, Cultura e Esportes, Comissão de Finanças e Orçamento. Contudo, para ser aprovada deve ser votada em plenário.

A despeito do resultado na Câmara dos Vereadores, parte da população da região central tem se organizado contra a iniciativa. A Associação dos Moradores da Praça Roosevelt (AmoPraça), por exemplo, lançou uma petição digital, que já 1.271 assinaturas de pessoas descontentes com a possível Praça Tarcísio Meira. A ver o desfecho do imbróglio.

  • VEJA SÃO PAULO entrou em contato com a assessoria do vereador em busca de um posicionamento sobre o movimento contrário à PL. Contudo, até o fechamento da matéria, não obteve retorno.

    Continua após a publicidade
    Publicidade