Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Obras de arte são projetadas em Heliópolis e Cidade Tiradentes

Ação é realizada pelo Museu de Arte Moderna (MAM) em diálogo com o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado na sexta (20)

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 nov 2020, 12h56

A partir de sexta (20), Dia Nacional da Consciência Negra, dois espaços culturais nos bairros de Heliópolis e Cidade Tiradentes vão ganhar projeções. A iniciativa segue até o dia 27, com as apresentações gratuitas tendo início às 19h.

As imagens vistas por lá são de obras de arte de artistas negros e negras. Os trabalhos pertencem ao acervo do Museu de Arte Moderna (MAM). A instituição cultural é também responsável pela realização dessa ação, chamada MAM na Cidade. Seus parceiros são a agência de publicidade África e a plataforma Projeto Afro.

Obra de Maria Lidia Magliani (1946-2012): integrante gaúcha no projeto do MAM
Obra de Maria Lidia Magliani (1946-2012): integrante gaúcha no projeto do MAM (Rômulo Fialdini/Divulgação)

Em Heliópolis, as projeções acontecem no Instituto Baccarelli, que promove aulas de música para crianças e adolescentes. Um dos principais frutos do Baccarelli é a Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Parte dela se apresenta na sede do instituto, na abertura da projeto, na sexta (20), às 19h. O evento com a orquestra segue protocolos de saúde contra a disseminação de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.

Em Cidade Tiradentes, a projeção acontece no Centro Cultural Arte em Construção (CCAC), que oferece atividades de formação artística e de público.

Escultura de Mestre Didi: outras formas de pensar essa linguagem
Escultura de Mestre Didi: outras formas de pensar essa linguagem (Renato Parada/Divulgação)

Ao todo, oito obras serão projetadas no galpão cultural. Sete delas pertencem ao acervo do MAM e foram produzidas por Antonio Obá, Emanoel Araújo, Heitor dos Prazeres (1898-1966), Maria Lídia Magliani (1946-2012), Mestre Didi (1917-2013), Paulo Nazareth e Rosana Paulino. O oitavo trabalho é um vídeo de Mariana de Matos, apresentado na 36ª edição do Panorama da Arte Brasileira: Sertão no MAM, realizado em 2019.

Ganhará também a superfície do Bacarelli e do CCAC um cartaz  da exposição A Mão Afro-Brasileira, mostra curada por Emanoel Araújo em 1988, fundamental na discussão sobre a produção e circulação de obras de artistas negros e negras no Brasil.

MAM na Cidade – Projeções em Heliópolis e Cidade Tiradentes

Instituto Bacarelli. Estrada das Lágrimas, 2317, Heliópolis, ☎  3506-4646. A partir das 19h. Grátis. Até o dia 27. 

Centro Cultural Arte em Construção. Avenida dos Metalúrgicos, 2100, Cidade Tiradentes,☎  2285-5699. A partir das 19h. Grátis. Até o dia 27.

Continua após a publicidade

Obrigada pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para conferir minhas postagens no Instagram.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.