Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

MIS abre exposição sobre John Lennon nesta sexta (13)

Último núcleo da mostra é um mistério e promete emocionar os visitantes

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 mar 2020, 12h28 - Publicado em 13 mar 2020, 12h25

Mais que fotógrafo, o americano Bob Gruen era amigo de John Lennon (1940-1980). Quando o artista deixou Londres, na Inglaterra, para viver em Nova York, nos Estados Unidos, ele acompanhou o músico em momentos públicos e privados, vide a reunião (acima; 1972) entre o cantor, sua companheira, a artista Yoko Ono, e o líder dos Rolling Stones, Mick Jagger. Dessa fase, que compreende os anos 70 e 80, vêm as 160 fotos que são apresentadas em uma exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS), com abertura prevista para esta sexta (13).

John Lennon: mostra dedicada ao beatle no Mis (Bob Grue/Divulgação)

“As fotos são íntimas, mas não no sentido sensacionalista. Elas fazem parte do seu processo artístico. Por meio delas, entendemos melhor as músicas que ele produziu na época”, afirma o curador paulista Ricardo Alexandre. No percurso, que se desenrola em dois andares do MIS, foram criados oito ambientes. Eles são como mundos à parte e refletem as mudanças do músico, que preferiu, na América, levar uma vida com menos luxo.

John e Yoko em Nova York: casal ficaria conhecidos por mensagens de paz e amor (Bob Gruen/Veja SP)

 

Série de fotos que Lennon brinca com a sua imagem (Bob Gruen/Divulgação)

 

Lennon no estúdio (Bob Gruen/Veja SP)

 

John Lennon com a Estátua da Liberdade (Bob Gruen/Divulgação)

“No começo, temos uma sala com folhas de contato gigantes. É uma espécie de labirinto que faz uma analogia com a profissão do fotógrafo: dentre tantas imagens, é preciso escolher uma para ser eternizada”, conta o diretor de criação Marcelo Jackow, que faz parte da equipe da Caselúdico, responsável pela expografia. Jackow também fala da recriação do Central Park no museu, para sublinhar a busca por contato com a natureza, presente em uma fase de Lennon por lá. O diretor de criação, contudo, faz mistério sobre o último núcleo. “É uma despedida, vai ser de rasgar o coração”, garante.

MIS.

Continua após a publicidade

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, ☎ 2117-4777. Terça a sábado, 10h às 20h; domingo e feriados, 10h às 19h. R$ 20,00. Até 7 de junho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.