Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Mapa do Brasil ganha “pele” em obra de Luiz Escañuela

Artista, que mora em São Caetano do Sul, leva hiperrealismo para representação cartográfica

Por Tatiane de Assis Atualizado em 26 mar 2020, 20h39 - Publicado em 26 mar 2020, 13h47

Em Manto (acima; 2019), do artista Luiz Escañuela, a costa litorânea do Brasil é ocupada por um pedação de pele, que lança sua veias e artérias para dentro do território. “O título é uma metáfora, a pele ali é uma espécie de coberta, com suas diferentes cores, também representa as diferentes matrizes étnicas que formaram o país”, elucida o paulistano, que mantém um ateliê em sua casa, em São Caetano do Sul.

A escolha da pele também se deve à vastidão e importância desse órgão para a proteção do corpo humano. “A pele também se relaciona com a passionalidade, com a relação afetiva”, detalha Escañuela, que com esse trabalho consolida uma guinada na forma com que trabalha o hiperrealismo na pintura. “Não quero ficar refém da verossimilhança, quero trazer outras histórias, fazer uma relação entre macro e micro”, afirma.

No quadro de referências do paulista, ganha evidência o trabalho da carioca Adriana Varejão. “Ela coloca a anatomia humana em justaposição à geometria e discute, dentre outros assuntos, a colonização”, explica o paulista. Atento ao poder de divulgação de artistas nas redes sociais, ele tem no Instagram mais de 242 000 seguidores, quem quiser acompanhá-lo por lá, o perfil é @luizescanuela. Abaixo, fique com mais fotos do trabalho e um vídeo.

 

Continua após a publicidade
Luiz Escañuela
Manto (2019), de Luiz Escañuela Reprodução/Instagram/Veja SP

 

Continua após a publicidade
Luiz Escañuela
Detalhe da obra: pele de todas cores Reprodução/Instagram/Veja SP

 

Continua após a publicidade
Luiz Escañuela
Veias e artérias que tomam o mapa Reprodução/Instagram/Veja SP

 

Continua após a publicidade
Luiz Escañuela
Luiz Escañuela Reprodução/Instagram/Veja SP

 

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

MANTO, 2019 Óleo e nanquim sobre tela A obra “Manto“ estará em exposição na Galeria Luis Maluf @luis_maluf até 21 de dezembro de 2019. _ MANTO 2019 (Mantle) Oil and nankin on canvas The work “Manto” will be exhibited at Galeria Luis Maluf @luis_maluf until December 21, 2019. . . . . . #oilpainting #hyperrealism #cartography #brazil #debret #drawinganatomyandart #worldart #artshub #artfido #artsy #art_spotlight #art_insanely #artcollective #creativeuprising #academic_artwork #artc_farct #paintguide #timebelasartes #ratedmodernart #brazilianart #contemporaryart #superimage #luizescanuela

A post shared by Luiz Escañuela (@luizescanuela) on

 

Continua após a publicidade
  •  

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Publicidade