Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Mapa do Brasil ganha “pele” em obra de Luiz Escañuela

Artista, que mora em São Caetano do Sul, leva hiperrealismo para representação cartográfica

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 mar 2020, 20h39 - Publicado em 26 mar 2020, 13h47

Em Manto (acima; 2019), do artista Luiz Escañuela, a costa litorânea do Brasil é ocupada por um pedação de pele, que lança sua veias e artérias para dentro do território. “O título é uma metáfora, a pele ali é uma espécie de coberta, com suas diferentes cores, também representa as diferentes matrizes étnicas que formaram o país”, elucida o paulistano, que mantém um ateliê em sua casa, em São Caetano do Sul.

A escolha da pele também se deve à vastidão e importância desse órgão para a proteção do corpo humano. “A pele também se relaciona com a passionalidade, com a relação afetiva”, detalha Escañuela, que com esse trabalho consolida uma guinada na forma com que trabalha o hiperrealismo na pintura. “Não quero ficar refém da verossimilhança, quero trazer outras histórias, fazer uma relação entre macro e micro”, afirma.

No quadro de referências do paulista, ganha evidência o trabalho da carioca Adriana Varejão. “Ela coloca a anatomia humana em justaposição à geometria e discute, dentre outros assuntos, a colonização”, explica o paulista. Atento ao poder de divulgação de artistas nas redes sociais, ele tem no Instagram mais de 242 000 seguidores, quem quiser acompanhá-lo por lá, o perfil é @luizescanuela. Abaixo, fique com mais fotos do trabalho e um vídeo.

 

Luiz Escañuela
Manto (2019), de Luiz Escañuela (Reprodução/Instagram/Veja SP)

 

Luiz Escañuela
Detalhe da obra: pele de todas cores (Reprodução/Instagram/Veja SP)

 

Luiz Escañuela
Veias e artérias que tomam o mapa (Reprodução/Instagram/Veja SP)

 

Luiz Escañuela
Luiz Escañuela (Reprodução/Instagram/Veja SP)

 

View this post on Instagram

MANTO, 2019 Óleo e nanquim sobre tela A obra “Manto“ estará em exposição na Galeria Luis Maluf @luis_maluf até 21 de dezembro de 2019. _ MANTO 2019 (Mantle) Oil and nankin on canvas The work “Manto” will be exhibited at Galeria Luis Maluf @luis_maluf until December 21, 2019. . . . . . #oilpainting #hyperrealism #cartography #brazil #debret #drawinganatomyandart #worldart #artshub #artfido #artsy #art_spotlight #art_insanely #artcollective #creativeuprising #academic_artwork #artc_farct #paintguide #timebelasartes #ratedmodernart #brazilianart #contemporaryart #superimage #luizescanuela

A post shared by Luiz Escañuela (@luizescanuela) on

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.