Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Arte ao Redor Tatiane de Assis é repórter da Veja SP. Acredita que as artes visuais podem aproximar pessoas e descortinar novas facetas da vida.

Farol Santander tem tour virtual gratuito

Visitantes podem explorar a exposição Ex Finito, do artista chileno Iván Navarro

Por Tatiane de Assis Atualizado em 13 mar 2021, 14h32 - Publicado em 11 mar 2021, 18h52

Com o fechamento dos centros culturais, o Farol Santander oferece aos paulistanos um tour virtual da exposição Ex Finito, do chileno Iván Navarro. A atração gratuita, com curadoria de Marcello Dantas, apresenta as catorze obras presentes na mostra presencial e também a instalação Escada (Caixa d’Água), feita na Praça Antônio Prado, mais conhecida como Praça dos Engraxates e colada ao Farol.

O carregamento da atração virtual é rápido, mas, vez outro, emperra. Caso ocorra erro, basta atualizar a página. Existem duas formas de fazer o passeio virtual, os modos chamados de planta e maquete. Por meio de maquete, escolhe-se em que ambiente se deseja navegar. A proposta é reproduzir o percurso físico, criar ambientes que são descobertos aos poucos, à medida que se encontram as obras. O visitante  se perde, se acha e atravessa as divisórias que separam os núcleos. Essa ideia ainda fazer sentido no trajeto feito via computador.

Se, felizmente, é possível fazer esse trajeto de forma segura sem sair de casa, há uma perda na interação com as obras na internet. Explica-se. Os trabalhos de Navarro são instalações luminosas, que pedem a presença dos visitantes, que são impactados com cores e brilho emanados por elas. Também se tornaria mais interessante se houvesse informação como os nomes das peças e e outros dados complementares, embora exista um texto introdutório que não todos esses detalhes.

Considerando, entretanto, que estamos prestes a entrar em um momento mais rigoroso da pandemia, vale e como vale fazer o percurso virtual e mergulhar no universo do artista chileno.

  • .

    Continua após a publicidade
    Publicidade