Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Música-tema do campeonato paulista é da Orquestra de Heliópolis

Conjunto da favela da Zona Sul se apresenta no Morumbi neste domingo (28); conheça a composição que vai tocar nos jogos

Por Guilherme Queiroz Atualizado em 26 fev 2021, 21h37 - Publicado em 28 fev 2021, 10h00

O Paulistão 2021 começou neste final de semana e no Estádio do Morumbi, São Paulo e Botafogo se enfrentam às 19h do domingo (28). O jogo de futebol terá uma participação especial: a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que toca pouco antes do início da partida.

Neste ano a música-tema do campeonato é do grupo, parte do Instituto Baccarelli, e será executada por 25 jovens, comandados pelo maestro Edilson Ventureli. “É a primeira vez que a gente faz a música de um campeonato. Gravamos na nossa sede, na favela [de Heliópolis]”, diz ele.

A canção é de Antônio Pinto e Gabriel Ferreira e foi composta com percepções dos membros da orquestra. “A garotada ajudou a construir. Fizemos uma reunião e eles sugeriram melodias, o caráter do hino. Todos os jogos vão ter essa trilha, que vai ser tocada antes do hino nacional”, conta Edilson.

O projeto Orquestra em Jogo nasceu com Gilberto Dimenstein, jornalista que morreu em 2020 e foi presidente do conselho do Instituto Baccarelli. A ideia era chamar atenção para a organização e aumentar a arrecadação de fundos do projeto, que fornece aulas gratuitas para jovens da comunidade. “Ele procurou a publicitária Joanna Monteiro, que é a criadora disso tudo”, conta o maestro.

Do Orquestra em Jogo deve nascer também um documentário sobre o conjunto. Confira abaixo uma prévia da trilha sonora do Paulistão 2021:

 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade