Exposição com obras raras de Tarsila do Amaral chega a São Paulo
Conjunto, com 203 trabalhos, fazem parte da mostra curada por Aracy do Amaral e Regina Teixeira de Barros. Saiba mais
Depois de levar mais de 402 000 pessoas ao Masp para ver um panorama de sua carreira, Tarsila do Amaral (1886-1973) volta a movimentar o calendário cultural com a exibição de 203 desenhos originais na Fábrica de Cultura Marcos Amaro (Fama), em Itu. A mostra, com curadoria de Aracy do Amaral e Regina Teixeira de Barros, tem previsão de abertura para o dia 14 de março.
Os desenhos apresentados na Fama foram feitos entre 1910 e 1940. Sobre uma parte do conjunto, que compreende os anos de 1919 e 1920, Regina detalha no texto curatorial: “São esboços de pequenas dimensões, em sua maioria a grafite, de figuras humanas, plantas e animais. A preponderância de linhas leves e hesitantes, entremeadas aqui e ali de traços um pouco mais assertivos, sugere o ir e vir do olhar de aprendiz que passa o objeto por escrutínio, procurando fixá-lo de maneira fidedigna.”
A origem do conjunto apresentado na Fama, de acordo com informações do Estado de São Paulo, é a coleção de arte mantida pela família Fakhouri, que a vendeu para o colecionador Marcos Amaro. Quando mantidos por lá, os desenhos ficaram quase 50 anos “enclausurados”. De posse de Marcos Amaro, fundador da instituição em Itu, eles serão restaurados e poderão novamente serem apreciados pelo público.