Receita: robalo ao creme de inhame, molho de champanhe e caviar

Pelo chef Emmanuel Bassoleil, do Skye

Responsável não só pela cozinha do Skye, mas de todo o catering do Hotel Unique, onde o restaurante está localizado, Emmanuel Bassoleil criou essa sugestão quando ainda era titular do extinto Roanne. Conversei com o cozinheiro que conta as várias transformações pelas quais o prato passou.

Prato-assinatura: “criei a receita há mais de 25 anos” (Divulgação/Band//Receita: robalo ao creme de inhame, molho de champanhe e caviar/Divulgação)

“Faço esta receita há mais de 25 anos. Durante este tempo variei o peixe. Usei linguado, salmão, coldfish, mero. Em 2008, optei por usar robalo. Também decidi criar um diferencial acrescentando pastéis de caviar com raspas de limão-siciliano, uma receita fácil e saborosa, que não precisa de mais nada além da massa, raspas de limão e caviar de boa qualidade”, conta.

Bassoleil, que estreará o programa Um Dia de Chef no canal pago Food Network (leia a nota que dei em primeira mão no meu blog), elaborou um prato com ingredientes caros, que felizmente não é difícil de fazer. No restaurante, sai por 117 reais.

Consulte a seguir o passo a passo para fazer a receita:

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
Molho
50 gramas de cebola roxa picada
1/2 garrafa de champanhe
200 mililitros de caldo de peixe
100 mililitros de creme de leite fresco

Purê
400 gramas de inhame descascado e cortado em pedaços
600 mililitros de leite
Sal
100 gramas de manteiga
Pimenta-do-reino branca

Peixe
4 filés de robalo (160 gramas cada um) sem pele e espinhas
Sal
Pimenta-do-reino branca
1 copo de champanhe

Pastel
Massa de pastel
50 gramas de caviar
2 colheres (café) de raspas de um limão-siciliano

Montagem
4 colheres (sopa) cheias de caviar preto (Mujol)
Ramos de alho-japonês

Modo de preparar
Molho
Coloque a cebola-roxa e o champanhe em uma panela, leve ao fogo e deixe reduzir a 1/4 do volume inicial. Junte o caldo de peixe e o creme de leite e cozinhe por 5 minutos ao fogo baixo. Ajuste o sal e a pimenta-do- -reino, bata no liquidificador e passe por peneira.

Purê
Cozinhe o inhame no leite com um pouco de sal, escorra e bata no processador com a manteiga. Ajuste o sal e a pimenta-do- reino e, se necessário, use um pouco do leite do cozimento para deixar o purê mais liso e cremoso.

Peixe
Tempere os filés de robalo com sal e pimenta-do-reino. Coloque-os em uma assadeira untada com manteiga, despeje 1 copo de champanhe e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 200°C por 8 a 10 minutos.

Pastel
Abra a massa de pastel com círculos com 10 centímetro de diâmetro. Recheie com 12 gramas de caviar salpicado de raspas de limão. Frite em óleo aquecido a 180º mexendo bastante até ficar dourado. Reserve.

Montagem
Em um prato fundo, coloque o purê de inhame com o filé de peixe por cima. Acrescente o molho e disponha no fundo do prato. Decore com uma colher de caviar e um ramo de alho japonês.  Sirva com o pastelzinho recheado de caviar.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. norma Machado

    Na redução com champanhe desta receita no master chef o chef usou cebola branca ,e na receita esta roxa .

  2. norma Machado

    Na receita no programa foi usada cebola branca e nao roxa.