Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Marcos Livi e Gil Guimarães abrem hamburgueria

Donos da pizzaria Napoli Centrale montam lanchonete no Mercado de Pinheiros

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h15 - Publicado em 8 jan 2018, 00h12

Depois de ter ocupado parte do Mercado Pinheiros com algumas das melhores pizzas da cidade ao abrir a premiada e ótima Napoli Centrale em 2016, a dupla Marcos Livi e Gil Guimarães inaugura outro espaço por lá a partir desta segunda (8). É a hamburgueria C6, que funciona em soft opening até 26 de janeiro,.

Entre as primeiras discussões sobre o conceito e a finalização da casa propriamente dita, Livi conta que foram 18 meses. “Foi o tempo necessário pensando no projeto, conceito, pesquisa e nas receitas”, explica o chef-restaurateur. “Fizemos um investimento de 600.000 reais.”

Salmão curado: na companhia de iogurte, mel do pampa e umbu no pão grafite (Divulgaçâo/Divulgação)

O C6 tem seus bifes preparados no carvão e na lenha, aliás, elementos que também aparecem na decoração. Da grelha, os detalhes se espalham pelo ambiente desenvolvido pela Feel Studio, de conterrâneos de Livi, os arquitetos gaúchos Alexandre Rodrigues e Bruno Ferreira. O forro de madeira natural é feito de mais de 20.000 mil achas. Uma das paredes é revestida de carvão para evidenciar os elementos do fogo.

Continua após a publicidade
Chips: mix de mandioca, cará, banana-da-terra e batata-doce (Divulgaçâo/Divulgação)

Entre os pães da casa, o grafite leva carvão ativado e tem fermentação natural. Sua finalização acontece no “arquivo”, uma exclusividade da nova lanchonete. Trata-se de uma caixa vermelha com vários compartimentos, usados para grelhar, assar e defumar. Essa espécie de fichário-churrasqueira pode ser observada pelos clientes do balcão.

Ribs barbecue: com abacate grelhado, saladinha e sour cream (Divulgaçâo/Divulgação)

Esse gaveteiro é utilizado também no elaboração de entradas, saladas e sanduíches, assim como os hambúrgueres. Os bifes de gado hereford criado no pampa gaúcho são peças de grande marmoreio de gordura, conservadas a 4ªC e moídas antes de ir à grelha, chamada por Livi e Guimarães de parrilla.

Ambiente: teto decorado com 20.000 achas (Divulgação/Divulgação)

A seção chamada de puro amasso inclui o onion burger, um hambúrguer de 100 gramas prensado na grelha. Sobre a ele, assenta-se cebola crua, que doura na chapa com o queijo mãe natureza, típico do Rio Grande do Sul.  A combinação vira recheio do pão em estilo americano, desenvolvido por Livi e Guimarães.

Continua após a publicidade
Salão moderno: atendimento self-service (Divulgação/Divulgação)

Outra opção, o carbon burger tem 180 gramas e é combinado a queijo colonial da cidade gaúcha de São Lourenço e bacon da mineira Viçosa na redução de vinagre de vinho tinto colonial mais tomate chamuscado e maionese de raiz-forte, o crem. Nesse caso, o pão escolhido é o brioche.

Grelha móvel: forma de arquivo (Divulgaçâo/Divulgação)

Além dos sanduíches, há entradas como a árvore de chips, composta de batata-doce, banana-da-terra, cará, inhame e mandioca. E o salmão curado com pão grafite, iogurte natural, mel do pampa e umbu.

Fachada: hamburgueria montada na área do estacionamento (Divulgação/Divulgação)

Para acompanhar sandubas e petiscos, encontram-se 7 torneiras de cerveja artesanal acessadas por um sistema de autosserviço com cartões previamente carregados no caixa.  É cliente que coloca diretamente no copo uma seleção da bebida feita pela especialista Carolina Oda. Existe ainda uma lista de drinques elaborados pelo craque Marcelo Serrano.

Continua após a publicidade
Parede para chopes: sete torneiras (Divulgação/Divulgação)

Assim como na Napoli Centrale, o próprio cliente faz o pedido no caixa e, enquanto aguarda a preparação, pode esperar em mesas compartilhadas. Os preços variam dos sanduíches variam de 15 reais a 29 reais.

Livi gosta de contar que sanduíche é coisa antiga na sua vida. Tudo começou com o trailer da família, conhecido como Xis da Dona Laura, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Guimarães, por sua vez, lançou o Parrilla Burguer, em Brasília.

Continua após a publicidade

C6. Mercado Municipal de Pinheiros, box: 78, 79 e 80, tel. 3034-2697. 10h às 20h (fecha dom.).

A conferir.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.