Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Dono do Kinoshita dá palestra em feira gastronômica no Japão

O empresário Marcelo Fernandes, sócio do restaurante japonês na Vila Nova Conceição, participa da Tokyo Café Show & Conference 2017 em 7 de junho

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h16 - Publicado em 29 Maio 2017, 08h43

Poucos empresários de origem ocidental e dedicados ao ramo de food service têm mantido relações tão estreitas com o Japão quanto Marcelo Fernandes. O sócio do Kinoshita, além das casas Attimo, Clos e Tradi, prepara-se voltar ao país do Extremo Oriente onde participa da Tokyo Café Show & Conference 2017.

Na feira, programada entre 6 e 8 de junho, ele dará uma conferência no seminário Brazilian Café Food and High Gastronomy: Coffee, Bakery, Import and World Class Restaurants. “Me deixa superlisonjeado ser único brasileiro convidado pelo governo do Japão como o principal palestrante do país na mais importante feira da Ásia”, diz. A apresentação está marcada o dia 7.

O convite foi feito por intermédio do Consulado-Geral do Brasil na capital japonesa em junto com Ministério das Relações Exteriores, apoiador da participação brasileira no evento. O empresário, que hoje oferece em seus restaurantes café em cápsulas da marca Três Corações, tem com missão divulgar a gastronomia brasileira no segmento de panificação e cafés para um público formado por empresários japoneses que atuam no ramo.

Fernandes faz parte de uma delegação na qual se incluem as empresas nacionais Da Fazenda, Imai, B-Wedge Mukaida, Mundial Foods, Servipan, World Links, Hiro World, Bompex e Minamihara. Esses expositores levam produtos como cafés, embutidos, pão de queijo, tapioca e outros alimentos e bebidas brasileiros. Também marcarão presença  Julianna Fernandes, representante do café Três Corações; João Masuko, proprietário da Servitu e Jorge Imai, presidente da Imai Corporation.

Outra passagem recente de Fernandes pelo Japão, foi em novembro de 2016. Há pouco mais de seis meses, ele acompanhou o chef Tsuyoshi Murakami, titular do Kinoshita, na preparação um jantar especial promovido pelo champanhe Krug.

Continua após a publicidade
Fernandes e Murakami: jantar especial para Krug (Divulgação/Divulgação)

Em 18 de novembro, foi servido um menu especial intitulado Un jour pour Krug no Sajima Club, localizado na cidade de Kanagawa. A refeição teve como anfitrião da noite Olivier Krug, membro da sexta geração de fundadores da maison de champagne sediada em Reims. Tanto Murakami quanto Fernandes não foram escolhidos ao acaso. Há quase uma década o Kinoshita é a única embaixada do champanhe no continente americano e mantém uma sala de banquete com nome da grife no restaurante.

Jantar a quatro mãos: Suga e Murakami (Divulgação/Divulgação)

O chef preparou a quatro mãos com o colega Yosuke Suga, do restaurante secreto Sugalabo, um cardápio em oito etapas harmonizado com Krug Grande Cuvée, Krug Vintage 2002, Krug Rosé e o Krug Clos du Mesnil, garrafas que valem pequenas fortunas.

Continua após a publicidade
Iguarias reunidas: caviar e foie gras na mesma entrada por Murakami (Divulgação/Divulgação)

Não é a primeira vez também que Fernandes e o cozinheiro fazer dobradinha com a grife Krug. Em 2010, Murakami participou do Krug International Event, na Escola de Belas Artes de Paris, encontro de chefs até então inédito para harmonização de pratos com champanhes. Cinco anos depois, a receita kappo sweet potato, de Murakami foi incluída no livro I Say Potato, You Say Potato, lançado pela própria Krug.

Também na linha mais é mais: vieira, ovas de salmão, ouriço e trufas brancas por Murakami (Divulgação/Divulgação)

Confira o menu criado na ocasião por Murakami e Suga:

Continua após a publicidade
  1. amuse bouche – foie gras e caviar (Murakami)
  2. amuse bouche – maquereau de Matsuwa (Suga)
  3. entrada fria – vieiras com trufas (Murakami)
  4. entrada quente – polvo com caranguejo aranha-do-mar e trufa (Suga)
  5. peixe – moqueca de pargo ao missô (Murakami)
  6. carne – bife de Hayama com nabo miura (Suga)
  7. sobremesa – manga com mel do Brasil (Murakami)
  8. sobremesa – pera com zabaione de Krug (Suga)
Carne de Hayama com nabo e ovo de codorna: especialidade de Suga (Divulgação/Divulgação)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Salvar

Continua após a publicidade

Salvar

Salvar

Continua após a publicidade

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.