Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Queijaria abre pizzaria na Vila Madalena

Cinco anos depois de sua inauguração, loja especializada em queijos do Brasil ganha restaurante em imóvel vizinho

Por Arnaldo Lorençato - 22 Nov 2018, 07h18

Mais uma pizzaria acaba de ser inaugurada na Vila Madalena, onde já se encontra a número 1 da categoria pela edição especial VEJA COMER & BEBER, a Carlos, com discos individuais que misturam Nápoles e Nova York.  A novata deriva de uma loja de queijos, a  A Queijaria, que também está no bairro há cinco anos oferecendo produtos artesanais de várias regiões do Brasil. Colada à venda com jeitão de empório do interior, a Pizza d’A Queijaria, foi montada pelo proprietário Fernando Oliveira e está em funcionamento desde ontem, dia 21.

“A ideia é antiga. Sou amante de pizza, como quase todo mundo, mas estávamos muito focados n’A Queijaria”, conta Oliveira, que há doze anos deu início no projeto de valorizar os queijos artesanais. O plano que estava em stand by, no entanto, decolou quando o imóvel vizinho ficou vago. “Chamei o Patrick [Catapano, consultor responsável pelo desenvolvimento do cardápio] e foi tudo casando.  Estamos prontos para a estreia.”

Formigas e fungos: cobertura leva formiga içá, queijo e azedinha Divulgação/Divulgação

O menu traz apenas sete sabores, nenhum deles tradicional como a margherita ou calabresa (ops! não se esqueça que o foco aqui são os queijos. Apenas quatro deles são fixos.“Pelo menos três sugestões estarão trocando o tempo inteiro.”

A mais emblemática para o proprietário, recebe o nome da casa, leva matéria-prima preparada com leite de vaca, búfala, ovelha e cabra. Pode-se dizer que é uma versão à brasileira e revisada da quatro queijos. A chamada cabra no pasto combina agrião, beterraba, castanha, limão-galego e queijo caprino.

Continua após a publicidade

A cobertura formiga e fungos e leva, literalmente, as duas coisas. Os ingredientes são formiga içá – coletada por moradores do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo -, queijo fungado de São Bento do Sapucaí, também no interior do estado, e azedinha.

Oliveira conta que a combinação se dá porque o inseto, conhecido também pelos nomes saúva ou tanajura, costuma levar a azedinha para dentro dos formigueiros para o cultivo de um fungo do qual se alimenta. “Decidimos fazer essa brincadeira”, diverte-se. Essa é uma das pedidas sazonais e que estará sempre trazendo novidades para a carta.

Apresentadas sempre em versão individual, todas tem como base a massa de fermentação natural de 48 horas feita com farinha orgânica. Com era de se esperar, o molho de tomate também é uma produção própria, com ingredientes vindos de plantação em Morungaba, na região metropolitana de Campinas, onde fica o centro de maturação de queijos d’A Queijaria.

Pizza d’A Queijaria: em funcionamento desde o dia 21 Divulgação/Divulgação

Inicialmente, a casa funcionará apenas de quarta a sábado, no horário das 19h às 23h (exceto aos sábados, que a casa abre um pouco mais cedo, às 16h). A partir de dezembro, também deve abrir também aos domingos.

Continua após a publicidade

Pizza d’A Queijaria

Rua Aspicuelta, 27, Vila Madalena, tel. 3812-6449 e 94322-3132.

Com reportagem de Henrique Nascimento

Confira o cardápio:

Continua após a publicidade
Divulgação/Divulgação

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade