Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

A forneria caçula do Figo

Embora a maioria das pessoas esteja sentido os efeitos da crise econômica e se queixando bastante do saldo danoso, há quem esteja seguindo o caminho inverso e investindo em novos negócios. É o caso da empresária Maria Fernanda La Regina, dona do restaurante de cozinha contemporânea Figo. Ela vai abrir oficialmente a Silo Forneria & […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 13h03 - Publicado em 28 fev 2016, 20h12
Fachada da casa: quase tudo pronto para receber o público a partir de 2 de março (Foto: Rafael Wainberg)

Fachada da casa: quase tudo pronto para receber o público a partir de 2 de março (Fotos: Rafael Wainberg)

Embora a maioria das pessoas esteja sentido os efeitos da crise econômica e se queixando bastante do saldo danoso, há quem esteja seguindo o caminho inverso e investindo em novos negócios. É o caso da empresária Maria Fernanda La Regina, dona do restaurante de cozinha contemporânea Figo. Ela vai abrir oficialmente a Silo Forneria & Bar para o público em 2 de março. Na véspera, recebe convidados para um coquetel.

+ Meu adeus ao gênio que detestava de ser chamado de gourmet

Como já acontece no quase vizinho Figo, o misto de lanchonete e bar também tem cardápio do chef francês Marc Le Dantec. Muitas das sugestões são preparadas no forno a lenha. Estão entre as pedidas para petiscar o queijo camembert com geleia de maçã e uvas-passas e a bruschetta de queijo azul, mel e castanhas com minirrúcula.

Bruschetta de de queijo azul, mel, castanhas e minirrúcula

Bruschetta de queijo azul, mel, castanhas e minirrúcula: direto do forno a lenha

Também há pratos, caso do camarão à provençal com tomate, vinho branco, cevadinha e mandioquinha e da costela bovina com batatinha, além das pizzas individuais que levam cobertura como a de espinafre, cogumelos, queijo brie e presunto cru.

+ Conheça a nova pizzaria A Esperança Itaim

A oferta inclui ainda sanduíches. O clássico croque madame, preparado em uma versão moderna com pão caseiro, bechamel, queijo brie, peito de peru e ovo, é um dos exemplos.

+ Burger Table ganha filial

A carta de drinques foi desenvolvida pelo bartender-consultor Bob Rodrigues (ex-São Pedro São Paulo) e inclui até um dry martini malucão com ovas de salmão. Para acompanhar os pratos servidos em panelinhas de ferro, há ainda chope e uma carta de vinhos com vinte rótulos.

Continua após a publicidade

Peixe do dia: pargo sobre arroz

Peixe do dia: pargo sobre arroz

O Silo tem 72 lugares e ocupa o lugar deixado pela extinta confeitaria Chocolat des Arts, da qual restou um cacaueiro, usado na decoração. O projeto, assinado por Consuelo Jorge, segue a linha Nova York é aqui com “uma grande estrutura metálica aparente” usada para sustentar a casa, “que foi inteiramente ‘descascada’. Elementos brutos, como o concreto e tijolo, dão tom simples e verdadeiro à decoração”.

+ Vem aí o izakaya Taka Daru

Maria Fernanda calcula ter investido 1,8 milhões de reais para montar o Silo. “É um restaurante despretensioso, com comida simples, fresca, pura, preparada no forno a lenha em sua grande maioria e que vai direto à mesa em panelinhas de ferro”, explica.

A conferir.

Cacaueiro: herança da loja de chocolate que existia no local

Cacaueiro: herança da loja de chocolate que existia no local

Silo Forneria & Bar. Rua Diogo Jácome, 360, Vila Nova Conceição, tel. 3044-7323.

Mais fotos do ambiente e de pratos:

#gallery-3 {
margin: auto;
}
#gallery-3 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-3 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-3 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Caderno de receitas:
+ Suflê de queijo gruyère, do Marcel
+ Confit de pato com laranja, do La Casserole
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Continua após a publicidade

Publicidade