Imagem Blog

VEJA SÃO PAULO 30 anos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os temas, reportagens e fotos que a Vejinha estampou em suas páginas para contar a história das últimas três décadas na capital
Continua após publicidade

A moda de pedir pizza pelo telefone

A edição de VEJA SÃO PAULO publicada na semana de 5 de maio de 1986 trazia uma tendência que se popularizava na cena gastronômica paulistana. A moda não seria mais comer pizza no restaurante, mas pedir em casa. Sim, o corriqueiro delivery de hoje ainda era um bicho estranho na época. Com o título “Só para viagens”, o texto começava assim: “A […]

Por Maurício Xavier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 15h46 - Publicado em 1 jul 2015, 19h23
Fachada da Leve Pizzas, com sua então frota de bikeboys, nos Jardins

Fachada da Leve Pizzas, com sua então frota de bikeboys, nos Jardins

A edição de VEJA SÃO PAULO publicada na semana de 5 de maio de 1986 trazia uma tendência que se popularizava na cena gastronômica paulistana. A moda não seria mais comer pizza no restaurante, mas pedir em casa. Sim, o corriqueiro delivery de hoje ainda era um bicho estranho na época.

Com o título “Só para viagens”, o texto começava assim: “A aparentemente insaciável voracidade dos paulistanos pela pizza está fazendo florescer um tipo diferente de pizzaria: as especializadas na venda por telefone, que entregam a domicílio, com suas frotas de bicicletas, automóveis ou mobiletes, um cardápio de qualidade por preços razoáveis”.

A matéria apontava que a capital já abrigava cerca de 200 estabelecimentos do gênero. Hoje estima-se que São Paulo tenha mais de 4500 pizzarias, de diferentes formatos.

Continua após a publicidade
A turma de entregas da Pizza Chena, no Brooklin

A turma de entregas da Pizza Chena, no Brooklin

A foto que ilustrava a página mostrava a brava equipe de ciclistas da extinta Leve Pizzas, nos Jardins, com suas bicicletas adaptadas para carregar os discos pelas ladeiras do bairro. Embaixo, um quadro com algumas casas que ofereciam o serviço na cidade, o horário de funcionamento, o telefone de contato e o preço médio cobrado pela versão de muzzarela (cerca de 50 cruzados, a moeda da época). Confira abaixo:

vejasp 5 de maio 1986 2

Continua após a publicidade

vejasp 5 de maio 1986 1

Além da óbvia curiosidade de pedidos por telefone serem novidade, outro aspecto inusitado é que a reportagem não mencionava entregas sendo realizadas por motocicletas, mas sim, por mobiletes. Os desajeitados veículos de duas rodas, a motor, eram uma espécie de híbrido entre motos e bicicletas. Tornaram-se populares entre adolescentes de classe média alta nos anos 80. Abaixo, a versão vendida pela Caloi:

Propaganda da Mobylette, da Caloi, nos anos 80

Propaganda da Mobylette, da Caloi, nos anos 80

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.