Clique e assine por apenas 5,90/mês

Vestido de Noiva

Tipos de Gêneros dramáticos: Drama
VejaSP:

Resenha por Dirceu Alves Jr.

Em 28 de dezembro de 2013, a peça de Nelson Rodrigues completou setenta anos. Marco do moderno teatro brasileiro, a montagem apresentava uma fragmentada estrutura em três planos — realidade, alucinação e memória — encenada pelo polonês Ziembinski. Desde então, o drama se transformou em desafio para os diretores, sobretudo pela dificuldade de levá-lo ao palco com clareza e criatividade. Eric Lenate traz renovações à dramaturgia aliadas a um visual contemporâneo. Alaíde (Gabriela Fontana) é uma jovem de classe média, casada com Pedro (Jorge Emil), que, depois de ser vítima de um atropelamento, vasculha o passado com a ajuda da cafetina Madame Clessi (Lavínia Pannunzio). Dividida entre a moral burguesa e a curiosidade mundana, ela descobre em sua irmã, Lúcia (a atriz Luciana Caruso), a principal rival. Entre os recursos usados por Lenate estão a concentração da maior parte da ação do presente em um filme projetado sob o ponto de vista de Alaíde e a fusão da alucinação e da memória praticamente no mesmo plano. Os personagens ganham contornos amplos. Gabriela interpreta uma Alaíde à beira da histeria, aliviando assim Lúcia do título de única vilã. Mais irônica, a Clessi de Lavínia surge equilibrada, com a função de levar o espectador ao questionamento sobre as virtudes e os pecados de cada um. A principal qualidade da peça, no entanto, é a nítida busca por desvendar caminhos ainda possíveis sem descaracterizar a trama. Estreou em 20/9/2013. Até 15/12/2013.

A primeira versão: a montagem dirigida por Ziembinski estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com os atores amadores lina Grey, Stella Perry, Auristela Araújo e Carlos Perry.

    info
  • Direção: Eric Lenate
  • Duração: 90 minutos
  • Recomendação: 16 anos
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.