Avatar do usuário logado
Usuário

Sebastião Salgado – Genesis

Resenha por Jonas Lopes

Sempre envolvido em projetos grandiosos, o fotógrafo mineiro radicado em Paris exibe no Sesc Santo André o mais recente resultado de suas incessantes andanças mundo afora. Muito bem organizada pela curadora e mulher do artista, Lélia Wanick Salgado, em cinco núcleos temático-geográficos, a mostra Genesis reúne 245 imagens de regiões praticamente intocadas pelo homem, feitas entre 2004 e 2011. Montanhas, desertos, florestas, tribos indígenas e animais são retratados nas fotos, todas em preto e branco. Embora em certos momentos sentimentalize um pouco os flagrantes, Salgado consegue criar impressões escultóricas no registro de dunas, da cauda de uma baleia e de uma enorme geleira. Chama atenção ainda um elefante em um parque da Zâmbia. Vale dizer que a qualidade principal da exposição é trazer o contraste gritante entre locais imunes ao caos moderno e o modo como vivemos hoje, acelerado e dependente da tecnologia. Até 4/3/2014.

Jornada de desafios: durante a empreitada, Salgado foi obrigado, por exemplo, a voar de balão para clicar um grupo de búfalos africanos.

+ Sebastião Salgado: "'Genesis' fecha para mim um ciclo de histórias"

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Multidão de pessoas em protesto na rua, com prédios ao fundo, e texto UM PAÍS SE FORTALECE COM INFORMAÇÃO. À direita, texto Jornalismo de qualidade para entender o Brasil, o mundo e tomar decisões mais conscientes. veja com várias capas da revista Veja em perspectivaMultidão de pessoas de costas, com braços erguidos, em protesto numa rua urbana com prédios altos e árvores. À direita, várias capas da revista Veja sobrepostas, com manchetes e fotos de pessoas
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês