Salvador Dalí – Instituto Tomie Ohtake
Resenha por Laura Ming
![Figuras tumbadas en la arena (1926) Figuras tumbadas en la arena (1926)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/figuras-tumbadas-en-la-arena-1926-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-salvador-dali-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-2014.jpeg?quality=70&strip=info&w=797&w=636)
![A tela A Memória da Mulher-Menina:uma das 218 obras da retrospectiva A tela A Memória da Mulher-Menina:uma das 218 obras da retrospectiva](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/la-memoria-de-la-mujer-nina-1929-museo-reina-sofia-madrid-salvador-dali-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-2014.jpeg?quality=70&strip=info&w=365&w=636)
![Máxima velocidad de la Madona de Rafael (1954) Máxima velocidad de la Madona de Rafael (1954)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/maxima-velocidad-de-la-madona-de-rafael-1954-museo-reina-sofia-madrid-salvador-dali-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-2014.jpeg?quality=70&strip=info&w=490&w=636)
![Retrato de mi Hermana (1925: tela de seu início de carreira Retrato de mi Hermana (1925: tela de seu início de carreira](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/as11133.jpeg?quality=70&strip=info&w=616&w=636)
![O artista Salvador Dalí em 1956 O artista Salvador Dalí em 1956](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/associated-press-paris-salvador-dali-ilustra-el-quijote-1956-derechos-de-imagen-de-salvador-dali-reservados-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-2014.jpeg?quality=70&strip=info&w=467&w=636)
![Autorretrato Cubista, 1923 Autorretrato Cubista, 1923](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/autorretrato-cubista-1923-museo-reina-sofia-madrid-salvador-dali-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-2014.jpeg?quality=70&strip=info&w=448&w=636)
![Composición Surrealista con figuras invisibles (1936) Composición Surrealista con figuras invisibles (1936)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/composicion-surrealista-con-figuras-invisibles-c-1936-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-salvador-dali-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-2014.jpeg?quality=70&strip=info&w=466&w=636)
![El sentimiento de velocidad (1931) El sentimiento de velocidad (1931)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/el-sentimiento-de-velocidad-1931-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-salvador-dali-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-2014.jpeg?quality=70&strip=info&w=450&w=636)
![El Pie de Gala (1975‐76) El Pie de Gala (1975‐76)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/i0109-2.jpeg?quality=70&strip=info&w=618&w=636)
![Surrealist figure in Landscape of Portlligat (1933) Surrealist figure in Landscape of Portlligat (1933)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/surrealist-figure-in-landscape-of-portlligat-1933-salvador-dali-museum-st-petersburg-florida-eua-salvador-dali-fundacio-gala-salvador-dali-figueres-2014.jpeg?quality=70&strip=info&w=479&w=636)
A retrospectiva do artista espanhol tem tudo para se tornar a nova mostra mais badalada da cidade. No fim de semana de estreia, muita gente que chegou por volta do meio-dia ao Instituto Tomie Ohtake só conseguiu entrar às 17h. Mas sem grandes dramas. A organização do evento criou um sistema de senhas para evitar que as pessoas fiquem amargando de pé na fila, como aconteceu na exposição da japonesa Yayoi Kusama. Elas são distribuídas a partir das 10 da manhã para três horários: 11h, 14h e 17h. Vale, sim, a pena se organizar para ver as 218 peças exibidas. Elas apresentam um Dalí minucioso (chegou a pintar com pincéis de duas cerdas e auxílio de uma lupa) e sóbrio, que passou pelo cubismo e pelo impressionismo antes de se encontrar no surrealismo. Entre as 24 telas há preciosidades como A Memória da Mulher-Menina, uma das primeiras no estilo, na qual se nota o árido e aflitivo mundo dos sonhos do artista. A abrangência dos trabalhos surge em belas gravuras pouco conhecidas que ilustram livros como Alice no País das Maravilhas ou fazem releituras impossíveis de desenhos botânicos do século XVIII. Infelizmente, pouco espaço foi dedicado ao seu lado marqueteiro, tão criticado quanto divertido. A Sala Mae West reproduz uma instalação inspirada na atriz americana e rende boas selfies, porque cria a ilusão de “entrar” na obra. Para ela, há uma fila à parte de, pelo menos, quarenta minutos. De 19/10/2014. Até 11/1/2015.
+ Exposição Salvador Dalí irá distribuir senhas para evitar filas