Preto no Branco – Do Concreto ao Contemporâneo

Resenha por Pedro Ivo Dubra

Ao chegar à pequena Galeria Berenice Arvani, o espectador experimenta um interessante efeito óptico: as cores sumiram do ambiente e todas as obras são produzidas em preto, branco e cinza. Organizada pelo jornalista Celso Fioravante, a coletiva não parte de uma ideia exatamente nova. Em 1954, pintores como Candido Portinari e Iberê Camargo participaram de uma “greve cromática” para protestar contra a taxação das tintas importadas e a má qualidade da matéria-prima brasileira. Naquele ano, o Salão Nacional de Arte Moderna, realizado no Rio de Janeiro, ficou conhecido como Salão Preto e Branco. De qualquer forma, a exposição da vez faz um belo recorte de seis décadas de produção por meio de 43 trabalhos em variados suportes criados por 35 artistas. Entre eles figuram Amilcar de Castro, Anna Maria Maiolino, Evandro Carlos Jardim, Geraldo de Barros, Leonilson, Luiz Sacilotto, Oswaldo Goeldi, Pitágoras e Willys de Castro. R$ 1.500,00 a R$ 300.000,00. De 01/05 a 28/05/2010.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.