Clique e assine por apenas 6,90/mês

#OcupaSacy

VejaSP:

A exposição #OcupaSacy  é focada no personagem mais famoso do folclore brasileiro. Com curadoria de Rudá K. de Andrade e cenografia de Jefferson Duarte, a mostra traz as diferente representações artísticas da figura em obras e reproduções de pintores como Brecheret e Tarsila do Amaral. O início do percurso, ao ar livre, é no Nascedouro do Sacy (foto), uma tenda de bambus de aproximadamente 8 metros de altura) onde ele teria sido encontrado. Já no Inventário do Sacy, Marcelo Bicalho ilustra 77 “espécies” do personagem. Veja abaixo alguns detalhes da exposição:

Nascedouro do Sacy

Através da sonoplastia, o ambiente recria o momento de nascimento do personagem e conta como é que ele nasce e de onde ele vem. Para isso, os monitores contam com a ajuda de lendas, cultura popular e efeitos sonoros como ventos e trovões.

Sala de Exposição

Abrigando a Galeria de Arte do Sacy, o espaço possui um acervo que vai desde cachimbos e pitos até representações artísticas, com obras de Brecheret, Geraldo Tartaruga, Luiz Telles, Tarsila do Amaral, entre outros. De acordo com a ‘Teoria da Diversidade Sacyzística’, existem muitas as espécies de sacis por ai, como o micuim, pequeninho; o sacy açu, gigantesco; e o pererê, mais conhecido pelo público.

Laboratório Sacyentífico e Sacyoteca

No laboratório, as crianças vão descobrir as origens, os mitos e algumas curiosidade sobre o personagem e a cultura folclóricaJá na biblioteca, eles encontraram um espaço de estudos repleto de descobertas e histórias sobre o Saci, como por exemplo, o Inventário do Sacy (com 77 ilustrações do personagem).

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.