Mostra Rumos no Itaú Cultural
Resenha por Julia Flamingo
A Mostra Rumos apresenta, a partir de hoje, obras de quinze artistas que formam uma espécie de retrato do que há de mais atual na produção das artes plásticas no Brasil. A exposição faz parte do projeto Rumos Cultural, maior programa de apoio à produção cultural do país que, nesta edição, recebeu ao todo cerca de quinze mil inscrições.
Até o dia 25 de outubro, dois andares do prédio localizado na Avenida Paulista irão apresentar as obras inéditas e assinadas pelos quinze artistas plásticos contemplados pelo projeto. A principal ligação entre eles é a relação entre arte e tecnologia. Assim, os trabalhos tomam forma de vídeos-performance, trabalhos interativos, audiovisual e instalações.
A artista paraense Berna Reale tem grandes chances de superar sua excelente produção que vem realizando na área da performance, com sua nova obra: na série de fotografia e vídeo Precisa-se do presente, Berna vai para países que participam dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para reunir imagens a partir da sua convivência com cada paisagem visitada.
O artista Pedro França, que também é professor do Instituto Tomie Ohtake, também foi um dos selecionados para a edição. A obra O cais da última utopia consiste em quarto caixas com backlights desenhadas e construídas por ele, cujas superficies são cobertas por acrílico e grafite. A mistura dos materiais, vistas contra a luz, dão a impressão que ali se forma a imagem de uma floresta.
Outros artistas, ou duplas, também selecionados para a mostra são: André Penteado, Bianchi Serique, Caroline Neumann, Cecilia Cipriano, Filipe Calegário, Gisela Motta e Leandro Lima, Gulherme Menezes, João Angelini, Mácio Ambrosio, Marcelo Armani, Pedro urano e Joana Traub Csekö, Rejane Cantone e Leonardo Crescenti e Teresa Siewerdt. Os projetos contemplados de outras categorias, como teatro, dança, circo e música, também partilham o resultado de seus trabalhos e pesquisas com o público. Confira a programação completa no site do Itaú Cultural.