Avatar do usuário logado
Usuário

Made by… Feito por Brasileiros

Resenha por Laura Ming

Após ser interditado pela Vigilância Sanitária e ficar fechado por vinte anos, o antigo Hospital Matarazzo, na Bela Vista, abriga uma das mostras mais bacanas da cidade. A montagem custou 15 milhões de reais e foi organizada pelo grupo Allard, que comprou o complexo e planeja transformá-lo em um hotel de luxo. Tem seu quê de marketing, é verdade, sobretudo por divulgar indiretamente o novo empreendimento. Mas o resultado do conjunto revela-se muito bom. Foram selecionados 100 artistas para produzir peças exclusivas que dialogassem com a história do edifício. A construção de estilo florentino do início do século passado tem 27 000 metros quadrados e é tombada pelo patrimônio histórico. Seu aspecto abandonado deixa a visita ainda mais fascinante. Na instalação Proposta, de Cinthia Marcelle, por exemplo, caminha-se sobre a poeira que se “teria” acumulado por duas décadas. Rodrigo Bueno retratou, em A Triangulação da Dualidade, uma cena bíblica com esculturas encontradas nos jardins do lugar. Em cada canto do hospital há obras de arte. Quase todas elas devem ser destruídas quando a exibição terminar. Algumas, como Valquíria Matarazzo, criada pela badalada artista portuguesa Joana Vasconcelos para ocupar toda a capela, serão incorporadas ao projeto.

Controvérsia: alguns artistas se recusaram a participar porque a exposição está associada ao lançamento de um projeto imobiliário.

+ Confira dez motivos para conferir essa mostra

TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês