Hans Hartung – Oficina do Gesto
Resenha por Laura Ming
![T1989‐K47 tinta acrílica sobre tela (1989) T1989‐K47 tinta acrílica sobre tela (1989)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/321.jpeg?quality=70&strip=info&w=926&w=636)
![L1973-21, litografia (1973) L1973-21, litografia (1973)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/1515-82.jpeg?quality=70&strip=info&w=439&w=636)
![H 1973-6, xilografia e estêncil (1973) H 1973-6, xilografia e estêncil (1973)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/2889-888.jpeg?quality=70&strip=info&w=474&w=636)
![P1971‐A54, tinta e tinta acrílica sobre cartão revestido de sulfato de bário (1971) P1971‐A54, tinta e tinta acrílica sobre cartão revestido de sulfato de bário (1971)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/5619-1.jpeg?quality=70&strip=info&w=862&w=636)
![L 19, autografia (1957) L 19, autografia (1957)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/5787-89.jpeg?quality=70&strip=info&w=464&w=636)
![Tinta acrílica sobre tela (1982) Tinta acrílica sobre tela (1982)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/t1982-e21-tinta-acrilica-sobre-tela-1982-250-x-180-cm-credito-fundacao-hartung-bergman.jpeg?quality=70&strip=info&w=440&w=636)
![Tinta e pastel sobre cartão revestido de sulfato de bário (1970) Tinta e pastel sobre cartão revestido de sulfato de bário (1970)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/p1970-a21-tinta-e-pastel-sobre-cartao-revestido-de-sulfato-de-bario-1970.jpeg?quality=70&strip=info&w=894&w=636)
![Tela La Premiere Metamorphose du Feu (1984) Tela La Premiere Metamorphose du Feu (1984)](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/l1984-2-la-premiere-metamorphose-du-feu.jpeg?quality=70&strip=info&w=481&w=636)
É a primeira vez que os traços dramáticos do franco-alemão Hans Hartung (1904-1989) são exibidos de forma tão abrangente no país. A retrospectiva Oficina do Gesto, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, apresenta telas e gravuras desse expoente do abstracionismo europeu que, entre outros objetos inusitados, usava galhos de árvore, pulverizadores e ancinhos de jardinagem para pintar. Assim como na gravura (o subsolo do CCBB reúne a produção com essa técnica), os “equipamentos” utilizados deixaram marcas nos quadros. São riscos, gotas e manchas que formam composições abstratas potentes, cuja espontaneidade e lirismo se diferenciam do geometrismo calculado de Wassily Kandinsky, o precursor do estilo. Em um vídeo pode-se ver como Hartung trabalhava no fim da vida. Debilitado após perder uma perna na II Guerra Mundial e sofrer um AVC, ele joga a tinta sobre a tela, como ao acaso, sentado numa cadeira de rodas. Mas é só aparência: as 162 obras da mostra evidenciam criações sofisticadas e bem calculadas, impactantes até hoje. Até 12/1/2015.