Casa das Rosas – Dia da Consciência Negra
No Dia da Consciência Negra, o Grupo Cupuaçu leva os batuques de influência africana à Casa das Rosas. Além disso, há oficinas e rodas de conversa. Dia 20/11/2013.
Programação
10h às 10h40 - Intervenções narrativas com Coletivo Cafuzas: As narrativas de matriz africana, fortalecidas pela tradição oral, serão o ponto principal deste encontro, cuja proposta é a experimentação de diferentes formas de narração e sua relação com o público e com o espaço.
11h às 12h30 - Rodas de compartilhamento de experiências com Coletivo Cafuzas: O aprendizado conjunto e o compartilhamento de saberes e práticas relativos às culturas africanas (como técnicas tradicionais, habilidades manuais, jogos e brincadeiras, narrativas e relatos de experiência, entre outros) dão o tom da atividade, aberta a qualquer pessoa interessada.
14h30 às 15h30 - Oficina de danças brasileiras com Grupo Cupuaçu: O objetivo da oficina é reativar a memória coletiva e colocar em foco questões como comunicação, educação e identidade. Para esta oficina é indicado o uso de roupas confortáveis.
16h às 17h30 - Tambor de crioula com Grupo Cupuaçu: Manifestação tradicional presente principalmente no estado do Maranhão, representa uma resistência cultural dos negros africanos e seus descendentes em solo brasileiro. O Tambor de Crioula foi ganhando espaço e se tornou uma celebração popular festiva, praticada em diversos contextos, associando-se também aos festejos de São Benedito, santo protetor dos pretos.