Arte do Brasil até 1900
![0278-benedito-calixto-p-2008-masp_0580-jpg.jpeg](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/0278-benedito-calixto-p-2008-masp_0580-jpg.jpeg)
Resenha por Laura Ming
![Rampa do Porto do Bispo em Santos, de Benedito Calixto: a pintura apareceu em talões de cheque de um banco nos anos 80 Rampa do Porto do Bispo em Santos, de Benedito Calixto: a pintura apareceu em talões de cheque de um banco nos anos 80](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/0278-benedito-calixto-p-2008-masp_0580-jpg.jpeg?quality=70&strip=info&w=640&w=636)
![Arte do Brasil até 1900 Arte do Brasil até 1900](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/0221-p-2008-masp_0108-jpg1.jpeg?quality=70&strip=info&w=459&w=636)
![Obras feitas entre os séculos XVII e XIX integram Arte no Brasil até 1900 Obras feitas entre os séculos XVII e XIX integram Arte no Brasil até 1900](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/0296-p-2008-masp_0841-jpg.jpeg?quality=70&strip=info&w=800&w=636)
A primeira mostra a ocupar o subsolo do Masp desde que as paredes do andar foram retiradas, respeitando o projeto original de Lina Bo Bardi, utiliza painéis projetados pela arquiteta para pendurar as obras. Arte do Brasil até 1900 é composta de cinquenta telas produzidas entre os séculos XVII e XIX que apresentam um pouco da história do país em paisagens, naturezas-mortas e retratos de pintores como Frans Post (1612-1680) e Almeida Júnior (1850-1899). Benedito Calixto (1853-1927), por exemplo, registrou o antigo Porto do Bispo (Santos) numa pintura exibida ao lado de um talão de cheques de 1985 do extinto Banco Bamerindus. Explica-se: a instituição financeira usou na época a imagem para ilustrar o bloco de papel. Entre os documentos que acompanham as obras, uma carta questiona se Post teria realmente visto a então longínqua Cachoeira de Paulo Afonso, na Bahia, antes de pintá-la, em 1649. Para tirar a dúvida, a peça foi comparada a uma fotografia do local, que comprova a semelhança. De 26/3/2015. Até 6/6/2015.