Aladdin, o Musical
Resenha por Alice Padilha
É necessário avisar: Aladdin, o Musical, na versão de Carla Candiotto, não nasceu da Broadway nem da Disney. A renomada diretora debruçou-se sobre a história original, da coletânea de contos árabes As Mil e Uma Noites. As crianças ou adultos fanáticos pela animação podem até sentir falta das músicas já famosas, mas as treze novas composições funcionam muito bem em cena. A trama é uma velha conhecida: Aladdin (Caio Mutai) é um garoto pobre que leva a vida como ladrão e se apaixona pela princesa Jasmine (Thays Parente). O amor aparentemente proibido muda de rumo quando o protagonista encontra uma lâmpada mágica que liberta um gênio — interpretado pelo divertidíssimo Pedro Navarro —, o qual promete conceder ao rapaz três desejos. O elenco abusa das acrobacias, que encantam o público mirim nas cenas de ação, com pulos altos e elaborados. O pianista Rodolfo Schwenger acompanha ao vivo todos os movimentos com precisão, alinhando os gestos dos atores com as notas no instrumento. Estão presentes ainda técnicas do teatro de bonecos e o uso da luz negra (75min). Rec. a partir de 3 anos. Teatro Porto Seguro. Alameda Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, ☎ 3226-7300. Sábado e domingo, 15h. R$ 50,00 a R$ 90,00. Até 8 de dezembro.