Acervo em Transformação
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Resenha por Julia Flamingo
![Cavaletes de vidro no segundo andar do prédio fazem as obras "flutuarem" pelo espaço Cavaletes de vidro no segundo andar do prédio fazem as obras "flutuarem" pelo espaço](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/h0a0484-2.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
!["Rosa e azul — As meninas Cahen d’Anvers", de Pierre-Auguste Renoir, de 1881 "Rosa e azul — As meninas Cahen d’Anvers", de Pierre-Auguste Renoir, de 1881](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/renoir.jpeg?quality=70&strip=info&w=382&w=636)
!["Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, de 1904 "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, de 1904](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/picasso-suzanne-bloch.jpeg?quality=70&strip=info&w=509&w=636)
![Detalhe dos cavaletes formado por bloco de concreto, madeira e vidro Detalhe dos cavaletes formado por bloco de concreto, madeira e vidro](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/h0a0696-jpg.jpeg?quality=70&strip=info&w=919&w=636)
!["Os semeadores", de Diego Rivera, de 1947 "Os semeadores", de Diego Rivera, de 1947](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/rivera-os-semeadores.jpeg?quality=70&strip=info&w=870&w=636)
!["Passeio ao crepúsculo",de Vincent van Gogh, 1889-90 "Passeio ao crepúsculo",de Vincent van Gogh, 1889-90](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/vincent-van-gogh-passeio-ao-crepusculo-1889-90.jpeg?quality=70&strip=info&w=319&w=636)
![Cavaletes de vidro voltam a ser a expografia do segundo andar da instituição; obras da coleção ficam expostas permanentemente Cavaletes de vidro voltam a ser a expografia do segundo andar da instituição; obras da coleção ficam expostas permanentemente](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/h0a0431.jpeg?quality=70&strip=info&w=409&w=636)
!["Moça com livro", de Almeida Júnior, sem data "Moça com livro", de Almeida Júnior, sem data](https://vejasp.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/almeida-junior-moca-com-livro.jpeg?quality=70&strip=info&w=745&w=636)
No último ano, o Masp escolheu olhar para as próprias raízes. Na década de 60 a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi projetou a atual sede do museu na Avenida Paulista e a instituição apresentava joias da história da arte mundial em seus cavaletes de vidro. Os momentos áureos do Masp foram seguidos por turbulentas décadas em que não só os cavaletes foram substituídos por paredes fixas, em 1996, como também foi tomado por uma crise que parecia não ter fim. Em dezembro de 2015, os cavaletes voltaram para o 2º piso do prédio, marcando a retomada da sua importância histórica. Mais de 100 obras de mestres como Van Gogh, Matisse, Mondrian, Degas, Diego Rivera e Almeida Júnior flutuam agora pelo espaço. Elas foram organizadas cronologicamente, mas sua ocupação pelo andar permite que o visitante construa a própria narrativa pela exposição, escolhendo quais obras conferir primeiro. A curadoria de Adriano Pedrosa propõe ainda que o espectador se aproxime das telas e possa checar o verso das molduras.