Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo (humberto.abdo@abril.com.br).

Professores criam sebo no Butantã com café e mais de 9 000 livros

Com acervo de clássicos e infantis, casa no Butantã abriga o Tita Café e promove atividades como aulas de ioga, bate-papos e contação de histórias

Por Humberto Abdo 12 out 2026, 14h15 | Atualizado em 14 out 2026, 18h10
Um homem barbudo sorrindo, segurando uma pilha de livros, e uma mulher sorridente de óculos, com as mãos nos bolsos, em frente a estantes cheias de livros
André e Vivian, o casal à frente do espaço: cultura e lazer (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade
Professores criam sebo no Butantã com café e mais de 9 000 livros Priorizar nos meus resultados Google

Recém-aberto no Butantã, o Sebo Nonada parte da premissa de que é nas “coisinhas” do cotidiano que estão os grandes encontros. O nome é inspirado na palavra que abre Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa (1908- 1967), e remete a uma ninharia, mas carrega duplo sentido.

“Tem uma brincadeira do autor de que é no nada que estão as grandes coisas. E é essa a essência do sebo: um lugar de coisinhas, um livro velho aqui, um disco ali, que carregam tanta coisa dentro de si”, diz André Aquino, que conduz o projeto com a parceira, Vivian Temoteo.

Ambos professores do Colégio Santa Cruz, eles transformaram o amor à literatura em um endereço voltado para a troca cultural. “Existia uma demanda grande por espaços desse tipo”, constata André.

A escolha foi uma casa aconchegante em uma rua rodeada por escolas, pizzarias e sorveterias. O imóvel foi dividido em três salas para abrigar um acervo inicial de mais de 9 000 livros e cerca de 2 000 discos de vinil.

A curadoria abrange desde clássicos da literatura brasileira e estrangeira até obras de filosofia, psicologia, história, artes e ciências sociais.

Continua após a publicidade

Acervo cultural

Fachada de um café-livraria com paredes cor de telha e portão branco. Há uma placa com Selo Nonada e Tita Café, e um cavalete de madeira com um quadro negro na calçada. Uma árvore com flores amarelas e folhagens verdes emoldura a cena
Cultura em casa: sebo com quintal arborizado (Leo Martins/Veja SP)

Para estruturar o catálogo, os sócios recorreram a repasses de outros sebos, doações de conhecidos e compras de acervos particulares. Há também uma sala inteira dedicada à literatura infantil e infantojuvenil, com atenção especial dada por Vivian, que é professora de alfabetização.

“Minha preocupação é disponibilizar obras que apostem na inteligência e na capacidade das crianças, com histórias complexas e diversidade de gêneros literários e contos de diversos lugares do mundo”, observa ela. “Isso no sebo é um desafio porque você lida com a oferta das doações, mas tento fazer essa curadoria cuidadosa”, acrescenta.

Continua após a publicidade

Na área externa, o quintal arborizado abriga uma parede de escalada para os pequenos e a operação do Tita Café, comandado pelas irmãs Fernanda e Nanci Pittelkow.

O casal também tem organizado uma agenda cultural com lançamentos de livros, grupos de estudo, oficinas manuais, contação de histórias e apresentações musicais. Entre os eventos mais recentes, o sebo já abrigou aulas abertas de ioga, noites de trívia e um bate-papo sobre as representações de São Paulo na literatura.

No sábado (17), haverá a oficina Narrativas com Carimbos. “Queremos ser um lugar agradável para crianças e famílias frequentarem sem pressa”, resume André.

Continua após a publicidade

Rua Antônio Mariani, 253, Butantã. Ter. a sáb., 9h/18h. Dom., 13h/18h. @sebo.nonada

Uma biblioteca aconchegante com estantes de madeira repletas de livros coloridos, um sofá individual de couro marrom e um tapete estampado no chão. A luz do sol entra pelas portas de madeira com persianas, iluminando o ambiente. Um extintor de incêndio vermelho está pendurado na parede branca
Acervo de 9 000 livros compõe o novo Sebo Nonada (Leo Martins/Veja SP)

Publicado em VEJA São Paulo de 9 de outubro de 2026, edição nº 3016.

Continua após a publicidade

Conheça o Sebo Nonada, novo espaço literário do Butantã

 

 

São Paulo tem jazz a semana inteira: confira lugares para conhecer

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Multidão de pessoas em protesto na rua, com prédios ao fundo, e texto UM PAÍS SE FORTALECE COM INFORMAÇÃO. À direita, texto Jornalismo de qualidade para entender o Brasil, o mundo e tomar decisões mais conscientes. veja com várias capas da revista Veja em perspectivaMultidão de pessoas de costas, com braços erguidos, em protesto numa rua urbana com prédios altos e árvores. À direita, várias capas da revista Veja sobrepostas, com manchetes e fotos de pessoas
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês