Avatar do usuário logado
Usuário

Diretor e dramaturgo de teatro infantil fala sobre impactos das telas na formação cultural das crianças

Marcelo Romagnoli, fundador da Cia. Bendita, está com projetos para outubro: 'Acreditar na inteligência das crianças é poderoso'

Por Luana Machado 9 out 2026, 08h10 | Atualizado em 9 out 2026, 08h10
Homem de pele clara, cabelo e barba grisalhos, sorri para a câmera, apoiado em uma superfície vermelha. Veste camiseta cinza escura, braços cruzados sobre a mesa. Ao fundo, tiras verticais brilhantes em vermelho, dourado e prateado
Marcelo: “O teatro infantil me chamou” (Erik Almeida/Divulgação)
Continua após publicidade
Diretor e dramaturgo de teatro infantil fala sobre impactos das telas na formação cultural das crianças Priorizar nos meus resultados Google

Aos 13 anos, em ensaios do grupo amador em São José do Rio Pardo, sua cidade natal, o diretor teatral e dramaturgo Marcelo Romagnoli, 55, começou sua incursão no teatro infantil. Encontrou ali uma paixão, que evoluiu para a formação em direção teatral na Escola de Comunicação e Artes da USP e uma consistente trajetória na dramaturgia para crianças. “Não existe uma formação para dramaturgia, muito menos voltada para as crianças. Isso é um vácuo lamentável na formação. Então, a gente aprende fazendo”, compartilha o dramaturgo, hoje com 34 anos de carreira, mais de quatro dezenas de peças escritas e dois livros infantis publicados, Os Mundos de Teresa (Companhia das Letrinhas, 36 págs., R$ 67,90) e Terremota (Companhia das Letrinhas, 72 págs., R$ 67,90). O último é uma adaptação da peça homônima de 2012, encenada pela premiada Cia. Bendita, fundada por ele e Jackie Obrigon há quase quinze anos. No mês das crianças, a Bendita ocupa o Teatro Cacilda Becker a partir deste sábado (10) com apresentações gratuitas de cinco espetáculos do repertório. Dando continuidade às comemorações, no dia 27 a companhia segue para o Centro Cultural São Paulo com a Mostra Panorama – Que História é Essa?, também grátis, com leituras encenadas e mesas de debate. Confira a conversa completa abaixo.

Escrever para crianças é mais fácil ou mais difícil?

É tão desafiador quanto o teatro adulto. A linguagem parece que é mais simples, que é só chegar com um monte de papel crepom e pelúcias na cabeça. Pode até ter peças desse jeito, mas tem uma vertente que ultrapassou isso. Estamos em um outro patamar de linguagem, de força dramática, de qualidade estética, abrindo espaço para ser um lugar para a família toda.

Como enxerga a evolução do teatro infantil no Brasil, ainda existe a ideia de ser uma dramaturgia menor?

É uma história recente, de só oitenta anos. No meio disso, tivemos altos e baixos. Começamos muito bem com Maria Clara Machado (1921-2001) e depois teve um período de fraqueza. Na década de 70, voltamos com muita força, até respondendo ao movimento político da época. E, a partir da década de 2000, São Paulo viveu um boom com políticas públicas que fortaleciam os grupos e companhias. Mas temos que ficar lutando para continuar, estamos sempre sofrendo algum tipo de retrocesso, mesmo com um público ávido para consumir.

Qual a função do teatro feito para os espectadores mirins?

O teatro infantil é uma porta de entrada para os pequenos na literatura, nas artes em geral. Tem uma função de educação emocional gigante que a escola não dá conta. O ambiente escolar está cada vez mais comprimido: falta tempo, vontade e atenção. A formação dos educadores precisa ser revista e aprofundada para não perdermos uma ferramenta (o teatro) tão poderosa de auxílio na construção do cidadão. Em um mundo de guerra, com tanta coisa acontecendo, isso parece um grão de areia. Mas não é. A infância é o período da elaboração da imaginação, da criatividade. A sociedade prioriza a formação técnica e deixa de lado a sensibilidade que constrói pessoas melhores.

Em sua pesquisa recente para a Mostra Panorama, que reúne leituras de peças por grupos teatrais das periferias, você descobriu que muitos textos históricos do teatro infantil brasileiro estão fora de catálogo. Qual o impacto cultural disso?

São raras as publicações destinadas ao teatro para crianças. É difícil achar até peças contemporâneas. Sempre acaba caindo na Maria Clara Machado, que realizou um trabalho grandioso, só que outras escritas foram esquecidas. É um material muito rico e que merece ser revisto.

O teatro infantil é uma porta de entrada para os pequenos na literatura e nas artes em geral

Continua após a publicidade

 

Algo o surpreendeu nessa pesquisa?

O trabalho do casal Tatiana Belinky e Júlio Gouveia (1919-2013 e 1914-1989; criadores do Teatro Escola de São Paulo). Eles foram fundamentais, juntaram literatura, adaptaram clássicos. Foram os primeiros a levar Monteiro Lobato para a televisão! Eles desbravaram uma floresta mesmo.

Como foi o contato da Cia. Bendita com outros grupos e artistas que integram a programação da Panorama?

Foi muito revelador, nos mostrou essa força que está disseminada nos quatro cantos da cidade, mas encoberta. Fica ali tentando gritar e não tem quem escute. Além disso, queremos abrir esse canal de diálogo com artistas que não estão trabalhando mais: falar deles, trazê-los às mes as, fazer esse caldeirão com a academia. A gente fica louco para conversar dentro da classe, ajudá-la a se desenvolver como um todo e s air fortalecida para essa história não se perder.

Continua após a publicidade

Existe um fio condutor nos espetáculos selecionados para o Teatro Cacilda Becker?

O fio condutor de tudo é a dramaturgia. Esses cinco espetáculos do repertório estão supervivos. Tanto que vamos lançar o livro Dramaturgia — Cinco Textos para Todas as Idades, para incentivar outras pessoas a montarem essas obras, ter essa troca. Colocados em uma sequência de apresentações também é um jeito de ver historicamente a evolução da Cia. Bendita.

Como enxerga o impacto da hiperconectividade na formação cultural das crianças?

É muito difícil reter a atenção e levar essa criança para um mundo da imaginação. Nas plateias, vejo pais e mães com os celulares na mão antes das sessões. E as crianças iniciam nas telas cada vez mais cedo, aos 2 ou 3 anos. Acho que a nossa força maior é atingir um lugar lá dentro do cérebro, da alma, do espírito da criança. E a nossa maior potência para isso é a poesia, a escrita.

O teatro pode ser uma ferramenta para questionar temas sensíveis ao universo infantil, como o bullying, em meio a esse cenário de imposição do digital?

Cito Shakespeare: o teatro é espelho. De novo, a gente entra nesse campo da inteligência emocional. Atingindo a emoção, a pessoa se reconhece e reconhece os problemas do mundo. Falar de assuntos que rondam a infância é um grande serviço do teatro. Mas tem que ser de um jeito ao mesmo tempo leve e profundo, sem perder sua característica primeira, que é a diversão. A partir disso, você pode falar de relações familiares, luto, política. Acreditar na inteligência das crianças é poderoso.

Publicado em VEJA São Paulo de 9 de outubro de 2026, edição nº 3016

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Multidão de pessoas em protesto na rua, com prédios ao fundo, e texto UM PAÍS SE FORTALECE COM INFORMAÇÃO. À direita, texto Jornalismo de qualidade para entender o Brasil, o mundo e tomar decisões mais conscientes. veja com várias capas da revista Veja em perspectivaMultidão de pessoas de costas, com braços erguidos, em protesto numa rua urbana com prédios altos e árvores. À direita, várias capas da revista Veja sobrepostas, com manchetes e fotos de pessoas
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês