Continua após publicidade

Prefeitura divulgará neste mês novo edital do Smart Sampa

Programa de câmeras de reconhecimento facial foi suspenso em dezembro após críticas; tema foi discutido entre prefeito Ricardo Nunes e governador

Por Hyndara Freitas
5 jan 2023, 18h13
Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo.
O prefeito Ricardo Nunes (Governo do estado de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que vai publicar ainda neste mês um novo edital do programa Smart Sampa, que prevê a instalação de 20 000 câmeras de reconhecimento facial em São Paulo até 2024. A contratação dos equipamentos foi divulgada em dezembro, mas o pregão foi suspenso após críticas de diversos setores relacionados à proteção de dados pessoais e direitos humanos.

+ Câmeras de reconhecimento facial se multiplicam em São Paulo

“Até o fim do mês a gente solta o novo edital”, afirmou o prefeito à Vejinha nesta quinta-feira (5). Nunes ainda afirmou que o programa foi discutido com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante reunião no Palácio dos Bandeirantes. Os dois estudam a ideia de integrar os sistemas de monitoramento municipais e estaduais para fins de segurança pública.

No edital publicado no fim do ano passado, a prefeitura prevê gastar 140 milhões de reais para instalar câmeras pela cidade que vão identificar o rosto das pessoas, a cor da pele e até “situações de vadiagem”. Após críticas, o último termo foi retirado do documento. O pregão foi suspenso e, segundo a gestão municipal, ele será reformulado para detalhar melhor o sistema e explicitar garantias à proteção das informações dos paulistanos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.