Religião

Templo de Salomão: vídeo mostra helicóptero sendo carregado com malas

Imagens foram colocadas na internet dois dias antes da inauguração da igreja; em nota, Universal enfatiza que "vídeo não mostra nada" e critica sua difusão

Por: Redação VEJA SÃOPAULO.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Um vídeo que circula na internet mostra um helicóptero no heliponto do Templo de Salomão, da Igreja Universal, sendo carregado com malas.

+ Detalhes exclusivos do Templo de Salomão, nova sede da Igreja Universal

+ Edir Macedo e família se mudam para a cobertura do Templo de Salomão

+ Templo de Salomão: comércio movimentado tem até loja de souvenirs

As imagens foram colocadas na web no último dia 29 de julho, dois dias antes da inauguração oficial do templo. Antes, entre junho e julho, mais de 120 000 pessoas haviam passado por lá.

+ Templo de Salomão foi construído com alvará de reforma

Com cerca de 1000 compartilhamentos, o vídeo tem suscitado comentários que insinuam que as malas estão carregadas com dinheiro dos fiéis da Universal. “Malas levinhas. Religião, o meio mais antigo de levar o dindin aos céus”, escreveu um internauta. “Templo é $$$$$$$$”, escreveu outro. 

Em nota enviada na quarta-feira (6), o departamento de comunicação da instituição religiosa declara:

"A Igreja Universal do Reino de Deus lamenta que veículos de comunicação cogitem dar credibilidade e publicidade a conteúdo apócrifo e maledicente que circula pela internet. Um vídeo que não mostra nada, que não traz prova ou mero indício de qualquer ação ilegal ou eticamente censurável, mas que, como tantas outras mentiras e boatos lançados pelo esgoto da maledicência, tem se prestado à difusão do ódio contra a Universal, seu corpo eclesiástico e a crença de milhões de fiéis espalhados pelos cinco continentes. Acusar ou insinuar que uma instituição praticou qualquer ato contra a lei sem um mínimo de consistência ou prova material consiste crime contra a honra. A Universal espera que o bom senso e o bom jornalismo prevaleçam, enquanto toma as providências judiciais cabíveis contra os autores e difusores desta ignomínia."

Com 100 000 metros quadrados, o Templo de Salomão é a maior construção religiosa do país, sendo quatro vezes maior que o Santuário Nacional de Aparecida. A obra custou 650 milhões.

+ Confira o melhor roteiro cultural da cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO