clima

Tempo continua quente e chuva deve chegar na próxima semana

Frente fria pode trazer temporal entre segunda (20) e quinta (23), inclusive na região das represas Cantareira e Alto Tietê

Por: Veja São Paulo

tempo seco
A umidade relativa do ar, que já estava baixa, deve cair ainda mais (Foto: J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress)

As altas temperaturas registradas pelos termômetros da cidade nos últimos dias devem continuar até o fim de semana. As chuvas podem surgir somente a partir da próxima segunda (20), afirma o técnico de meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) Adilson Nazário.

+ Como prevenir os problemas causados pelo tempo seco

Depois de marcar na segunda (13) uma das temperaturas mais quentes dos últimos trinta anos em um mês de outubro, a capital teve máxima de 33ºC nesta terça (14) e mínimas de 28ºC.

Na quarta (15) o calor diminui em razão do vento que chega do mar em direção ao continente. O dia começa com os termômetros por volta dos 19ºC, com máxima de 29ºC, sem expectativa de chuvas na capital. As taxas de umidade sobem um pouco e devem oscilar entre 40% e 90%.

+ Incêndio atinge Serra da Cantareira

Na quinta (16), a quantidade de nuvens diminui e o sol predomina desde o amanhecer, com termômetros na casa dos 18ºC. A temperatura sobe ao longo do dia, e a máxima alcança os 32ºC. Para o fim de semana, o CGE afirma que s termômetros devem registrar índices na casa dos 35ºC, em média, com a umidade do ar entre 35% e 90%.

Chuva

As chuvas mais significativas devem ocorrer entre 20 e 23 de outubro, inclusive nas regiões das represas, graças a uma frente fria vinda do sul do país. Mesmo assim, segundo Nazário, o quadro não é animador para o mês.

De acordo com o especialista, o Sistema Cantareira espera receber 130,8 milímetros de chuva no período. Até o momento, no entanto, registrou apenas 0,4 milímetros. O mesmo ocorre com a região metropolitana, que conta com 116 milímetros de água, mas mediu somente 2,5.

Fonte: VEJA SÃO PAULO