SPFW

São Paulo Fashion Week começa nesta segunda

Até sexta-feira (22), mais de vinte marcas apresentam suas coleções na Bienal do Ibirapuera

Por: Anna Carolina Oliveira, Juliene Moretti e Mayra Maldjian - Atualizado em

Bienal do Parque do Ibirapuera
Bienal: a cenografia deste ano ficou por conta dos irmãos Campana (Foto: Anna Carolina Oliveira)

A partir desta segunda (18) até sexta (22), a cidade vai abrigar pela 35ª vez a São Paulo Fashion Week. Durante os cinco dias, 25 marcas vão apresentar suas apostas para o Verão 2014, no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera.

No fim do ano passado, a semana de moda aconteceu no Parque Villa-Lobos e contabilizou dezenove desfiles em três dias de evento, com uma mudança importante no calendário. Se a apresentação da coleção de inverno passou para outubro, a do verão acontece em março, numa tentativa de ampliar os prazos de produção e entrega da indústria da moda.

Segundo Paulo Borges, idealizador do evento, a alteração ocorreu depois de muitas conversas com os estilistas. "A solicitação de mudança foi pedida pelas marcas, porque já faziam os lançamentos em showrooms por essas datas", diz. "Agora, os estilistas têm maior capacidade de gestão e de planejar suas coleções", completa.

Entretanto, algumas marcas participantes acabaram abandonando o evento nesta edição. Glória Coelho, por exemplo, cancelou a presença alegando motivos de "estratégias internas, ajustes e novos projetos comerciais”.

"Este é um momento difícil de fazer o desfile porque estamos lançando a coleção comercial de inverno. Fizemos um esforço de cálculo, mas não conseguimos", diz a estilista.

Além dela, Vitorino Campos, Paula Raia, Movimento, André Lima, Reinaldo Lourenço e Iódice também ficaram de fora este ano. Esta última marca sai do evento na capital paulista e se apresenta no Fashion Rio, por conta da inauguração da primeira loja na cidade. "É um processo de mudança, e toda mudança tem necessidades de ajustes. O ponto mais positivo é organizar melhor o varejo", diz Borges.

A entrevista coletiva de imprensa realizada nesta segunda (18) teve a presença dos Irmãos Campana, que conceberam todo o espaço do evento. Com o tema "sustentabilidade e simplicidade das coisas", Humberto e Fernando Campana disseram que se inspiraram na natureza e todos os materiais usados na cenografia remetem à fauna brasileira. "As colunas foram revestidas de piaçava e todo o maeterial usado na cenografia pode ser reciclado depois do evento", contou Humberto.

Abaixo, confira o line-up da SPFW Verão 2013/2014:

Segunda-feira (18)

17h Animale (espaço 2)

18h30 Cori (espaço 1)

20h Tufi Duek (espaço 2)

21h30 Cavalera (espaço 1)

 

Terça-feira (19)

12h Adriana Degreas (espaço 2)

15h30 Acquastudio por Esther Bauman (espaço 2)

17h Ronaldo Fraga (espaço 1)

19h30 Forum (espaço 2)

21h Ellus (espaço 1)

 

Quarta-feira (20)

11h FH por Fause Haten (externo)

15h Fernanda Yamamoto (espaço 1)

16h João Pimenta (espaço 2)

18h Água de Coco por Liana Thomaz (espaço 1)

20h Neon (espaço 2)

21h30 Triton (espaço 1)

 

Quinta-feira (21)

15h Alexandre Herchcovitch (espaço 1)

16h Amapô (espaço 2)

17h30 Juliana Jabour (espaço 1)

18h30 Osklen (espaço 2)

20h Samuel Cirnansck (espaço 1)

21h30 Colcci (espaço 2)

 

Sexta-feira (22)

17h Uma Raquel Davidowicz (espaço 1)

18h30 Têca por Helo Rocha (espaço 2)

20h R. Rosner (espaço 1)

21h30 Lino Villaventura (espaço 1)

Fonte: VEJA SÃO PAULO