Beleza

Sobrancelhas: os mitos e as verdades

Os especialistas comentam as principais dúvidas entre homens e mulheres na hora de cultivar um olhar perfeito

Por: Carolina Romanini

Beleza - Sobranelhas - Spa das Sobrancelhas - Silvana Garzaro
A estudante Bárbara Said passa por uma sessão de manutenção do Spa das Sobrancelhas - Morumbi (Foto: Silvana Garzaro)

As sobrancelhas são conhecidas como a moldura do rosto. E não é pra menos: elas são responsáveis, em grande parte, pelas expressões faciais, harmonizam o visual e servem muitas vezes como um acessório da moda, ganhando novos formatos ao longo dos anos.

As dúvidas sobre como cultivar os pelos, entretanto, persistem há muito tempo. "Costumo dizer que eu conserto sobrancelhas, porque as mulheres sempre chegam aqui desesperadas para arrumar algo que fizeram de errado", diz a especialista Fátima Bahia.

+ Gastos do brasileiro com higiene e beleza devem chegar a 59,3 bilhões de reais em 2013

+ Quatro sugestões de máscaras para cílios

Com ajuda de Fátima e outros profissionais no assunto, desvendamos abaixo os mitos e as verdades a respeito das sobrancelhas.

- Depilar com cera faz 'cair a pálpebra'

Mito ou verdade? Não existem evidências

Esse, talvez, seja o debate mais extenso que existe dentro do assunto sobrancelhas. As opiniões dos profissionais se dividem bastante. A especialista Fátima Bahia explica que a pálpebra não está sustentada por nenhum tipo músculos. Ou seja, qualquer pressão pode alterar a textura e aspecto da pele na região, já bastante afetada pelos efeitos da 'gravidade'. Mas ela ressalta que esse não é o maior perigo da técnica. "Além desse tipo de depilação não ser preciso (é praticamente impossível arrancar um único pelo), a cera ainda pode causar queimaduras, não apenas decorrentes da temperatura do material, mas quando em contato com uma pele tratada com ácido."

- Existe um formato correto de sobrancelha para cada tipo de rosto

Mito ou verdade? Mito

A sobrancelha perfeita é aquela que respeita, inclusive, as assimetrias do rosto de uma pessoa. Considera todas as caracteríticas da face e, principalmente, do pelo. "O erro mais comum que vemos no spa são as mulheres chegando com uma foto ou revista e pedindo um desenho igual", diz Claudia Loredo, do Spa das Sobrancelhas - Morumbi. "As sobrancelhas são diferentes uma das outras, quem dita o formato são as medidas e especificidades do rosto de cada um", diz o especialista Ruy Trindade.

- Micropigmentação é o mesmo que maquiagem definitiva ou tatuagem

Mito ou verdade? Mito

A micropigmentação é superficial e age somente na primeira camada da pele. Diferente da tatuagem e da já caída em desuso, maquiagem definitiva. "O tipo de pigmento também é diferente. Geralmente orgânico, não leva os metais pesados comuns nas tintas usadas para tatuagem", lembra Ruy Trindade. Além disso, as novas técnicas permitem recriar o desenho de um único pelo, bem fininho e natural, diferente do que era feito na chamada maquiagem definitiva. "Antes, as pessoas esfumavam a região da sobrancelha ou faziam um desenho mesmo, como tatuagem. Hoje, com a técnica 3D, recriamos o pelo com proporções exatas, criando, inclusive, profundidade", diz Fátima Bahia.

- Não posso usar a mesma tintura do cabelo para tonalizar a sobrancelha

Mito ou verdade? Verdade

A tintura usada no cabelo é muito agressiva para as sobrancelhas. Geralmente, têm 30% de água oxigenada na fórmula, sendo que o ideal para tingir as sobrancelhas é usar as marcas que levam apenas 3% dessa substância. "Se a tintura normalmente já quebra o cabelo, imagina o pelo da sobrancelha, que é muito mais fino e tem menor quantidade", alerta Fátima.

- Mulheres que tingem o cabelo de loiro devem descolorir as sobrancelhas

Mito ou verdade? Mito

As sobrancelhas da moda são naturais: respeitam o formato e a cor original dos fios. Tingí-las para ficarem exatamente da cor do cabelo pode acabar com aspecto artificial, além de enfraquecer os pelos.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO