Comida

Sete 'pecados' gastronômicos que todo paulistano deve cometer

Coxinha, sonho, hambúrguer... Esqueça as calorias e se jogue nestas delícias da cidade

Por: Jennifer Detlinger - Atualizado em

Não há dúvidas, São Paulo é mesmo um paraíso culinário fincado em meio aos arranha-céus. Por isso, não foi fácil chegar aos "sete pecados" que listamos a seguir. Da lista fazem parte, por exemplo, o pudim de leite macio e cremoso do Conceição Discos & Comes e as coxinhas beeeem recheadas do Veloso.

+ Endereços onde provar éclairs

Se você é como a equipe de gastronomia de VEJA SÃO PAULO, que saliva só de ler estas primeiras linhas, confira abaixo a lista completa e programe-se para cometer cada um desses 'pecados' gastronômicos. 

1. Hambúrgueres do Bullguer

Bullguer
Lumberjack: hambúrguer, queijo prato, bacon, picles e molho de páprica (Foto: Fernando Moraes)

Trata-se do melhor endereço de comidinhas na categoria Bom e Barato da última edição de VEJA COMER & BEBER. O sanduíche da foto recebe, além da carne fininha e suculenta, queijo prato, picles, bacon e molho de páprica. O preço dos sanduíches é igualmente atraente: 18 reais.

2. Sonhos da Sonheria Dulca

Sonheria Dulca
Sonho recheado com doce de leite (Foto: Divulgação)

Inaugurada pela confeitaria Dulca, a casa é um reduto para os amantes da receita. Além do clássico recheio de creme, dá para escolher o de doce de leite, de pistache, de gianduia, de brigadeiro...Para finalizar, todas as sugestões são passadas em uma combinação de açúcar com canela. Cada um custa 10 reais.

+ Oito endereços para comer gulodices no Tatuapé

3. Coxinha do Veloso

Coxinhas de frango com catupiry do Bar Veloso
Bar Veloso: coxinhas de frango com catupiry (Foto: Jair Magri)

Uma massa bem fininha com um generoso e cremoso recheio de frango mais catupiry: essa é a receita que deu fama à coxinha (30 reais a porção de seis unidades) do Veloso. Para se ter uma ideia do sucesso do quitute entre os paulistanos, o bar serviu 6,7 milhões de unidades em uma década de existência. 

4. Frango à passarinho da Camelo 

Camelo: Frango à passarinho
Camelo: Frango à passarinho (Foto: Gladstone Campos)

Parece estranho solicitar ao garçom de uma pizzaria uma porção de frango à passarinho. Mas em qualquer das cinco unidades da Camelo, a entrada é uma das estrelas do cardápio. A ave (37 reais a meia-porção ou 57 reais a inteira) chega à mesa bem douradinha, sem ficar ressecada, e ainda recebe uma boa dose de alho frito na finalização. 

+ Conheça os cinco melhores açougueiros do mundo

5. Dadinhos de tapioca do Mocotó

Mocotó
Dadinhos de tapioca, prato de Rodrigo Oliveira, chef e dono do Mocotó (Foto: Jair Magri)

Não à toa, esse quitute da foto virou um dos símbolos da casa e da cozinha brasileira em São Paulo. A junção da tapioca com o queijo de coalho resulta em um sabor único e, convenhamos, delicioso. A porção custa 22,90 reais. A vontade é tanta que não dá pra esperar ir até o restaurante, na Vila Medeiros? Então clique aqui para ver a receita do chef Rodrigo Oliveira.

6. Crepe do Nutella do Eataly

Crepe de Nutella
Crepe de Nutella: receita do Eataly (Foto: Divulgação)

É difícil algo que leva o amado creme de avelã e cacau ficar ruim. Prova disso são as filas constantes na loja instalada no Eataly, que vende, entre outras delícias, o crepe recheado com o doce. Ele ainda pode receber frutas como morango e banana. A receita custa 14 reais na versão simples, 16 reais com uma fruta e 18 reais, com duas. 

+ Veja Comer & Beber: as melhores docerias da capital

7. Pudim de leite da Conceição Discos & Comes

Conceição Discos e Comes
Pudim do Conceição Discos & Comes: macio e cremoso (Foto: Reinando Mandacaru)

A massa lisinha é um dos trunfos da receita feita pela chef Talitha Barros. Como se não bastasse, o doce (10 reais) ainda leva uma generosa calda por cima, que deixa tudo ainda mais feliz.

+ Os melhores endereços para tomar chá no friozinho

Fonte: VEJA SÃO PAULO