Passeio

14ª Semana de Museus: confira os destaques da programação

Instituições paulistanas oferecem diversos eventos gratuitos para a semana do Dia Internacional dos Museus, celebrado na quarta (18)

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Masp
No Masp, o dia Internacional dos Museus é comemorado com entrada gratuita na próxima quarta (18) (Foto: Tomás Arthuzzi)

O Dia Internacional dos Museus, celebrado na próxima quarta (18), é comemorado por diversos museus paulistanos, que oferecem programações gratuitas para seus visitantes. Normalmente grátis apenas nas terças, o Masp não cobrará o ingresso de R$ 25,00 também na quarta (18). Em cartaz, estão as mostras Playgrounds 2016 e Histórias da Infância, além do acervo permanente nos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi, no 2º andar do museu.

Abaixo, outros destaques da semana:

 

  • Oficinas nada convencionais tomam o jardim da Casa de Vidro, projetada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. No sábado (21), a experiência intitulada Mapas Sonoros propõe que visitantes produzam representações do espaço a partir dos ruídos da natureza. Enquanto isso, outro grupo cria intervenções com estêncil e desenhos. Já no domingo (22), o público é convidado a participar do workshop de haicai, poema tradicional japonês.
    Saiba mais
  • Na Fundação Ema Klabin, o sábado (21) e o domingo (22) serão de ações educativas, workshops e shows. Para aqueles que desejam pôr em prática seus dotes artísticos, vale participar da caminhada fotográfica pelo Jardim Europa ou da oficina de pintura. Quem quer apenas relaxar pode curtir o belo jardim da casa e conferir as apresentações do Laboratório de Música de Câmara da USP. Haverá ainda espetáculos de música e circo dos grupos Cabaré Três Vinténs e Trupe Baião de Dois.
    Saiba mais
  • Às 19h30 na terça (17) e na quinta (19), duas palestras movimentam a Casa das Rosas. A primeira, chamada Ramos de Azevedo e a Transformação da Paisagem Urbana, reúne arquitetos e historiadores para  apresentar a contribuição de Azevedo para o cenário paulistano — são de sua autoria a Pinacoteca e o Mercadão, por exemplo. No segundo dia, o espaço recebe profissionais da Casa Guilherme de Almeida e do Museu de Arte Sacra. Em pauta, as estratégias das instituições para atrair o público das novas gerações.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO