Segurança

Moradores do Morumbi criam 'Roubômetro', painel que mostra violência no bairro

Placa deverá ser instalada em frente ao Palácio dos Bandeirantes até o fim de setembro

Por: Ana Carolina Soares - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Até o fim deste mês deverá ser instalado um painel eletrônico com o número de roubos ocorridos no Morumbi em frente ao Palácio dos Bandeirantes, localizado no mesmo bairro. Trata-se do “Roubômetro”. O aparelho deverá funcionar nos moldes do “Impostômetro”, projeto da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) no centro da cidade que registra os impostos. A cada ocorrência notificada, um número a mais é computado no painel e um alarme será tocado.

A ideia é chamar a atenção das autoridades e cobrar medidas ostensivas para acabar com a violência no bairro. “Todos os dias, nos mesmos horários e lugares, pessoas são assaltadas aqui. Não dá mais para aturar essa realidade, temos que pressionar o governo”, diz o publicitário Gabriel Araújo, autor do projeto. Ele mesmo já sofreu diversos assaltos perto de sua casa.

+ Família diz que viu pela TV morador de rua ser morto na Sé

O Morumbi tem um dos maiores índices de roubo da cidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, houve 1020 casos desse tipo entre janeiro e julho deste ano registrados no 89º Distrito Policial.

 “Uma equipe de três pessoas vai coletar dados da imprensa e da Secretaria de Segurança Pública para atualizar o painel em tempo real”, explica Araújo. Será um investimento de aproximadamente 5 000 reais mensais, bancado pelo publicitário e por alguns amigos do bairro.

+ Confira as principais notícias da cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO