Arquitetura

Conheça obras de Niemeyer e outros modernistas em tour

Sem gastar muito e nem precisar ficar horas no trânsito, passeio de metrô viaja por prédios e outras construções históricas da cidade 

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Memorial America Latina
O Memorial America Latina é uma das obras de Oscar Niemeyer (Foto: Caio Pimenta)

Quem quiser conhecer as obras do arquiteto Oscar Niemeyer e outros importantes nomes da arquitetura moderna em São Paulo, tem uma nova opção. Desde fevereiro o Turismetrô, programa de roteiros turísticos populares da cidade, promove o Roteiro Niemeyer. A intenção é levar o público para uma verdadeira viagem pelas obras do famoso arquiteto, morto em 15 de dezembro de 2012, além de outras construções modernistas da capital. Cheque sempre a previsão do tempo, pois o passeio é cancelado quando chove na cidade.

+ O roteiro de obras de Oscar Niemeyer em São Paulo

O intuito da iniciativa é destacar a presença da arquitetura moderna na capital e inclui obras projetadas por Niemeyer, como, por exemplo, o Edifício Copan e o Memorial da América Latina. Além disso, o tour revela outros importantes arquitetos, entre eles Franz Heep, criador do Edifício Itália e Alfredo Mathias, que projetou a Galeria do Rock, que em 2013 comemora 50 anos.

Turismetro
O Turismetrô, programa de roteiros turísticos populares da cidade, lança o Roteiro Niemeyer (Foto: Jose Cordeiro)

O grupo é formado por até 25 pessoas e desembarca na Estação São Bento, onde começa o percurso, que leva cerca de três horas, a pé. Acompanhado de guias bilíngues que contam curiosidades sobre cada atração e histórias da cidade, o público segue por vários edifícios e pontos turísticos, o roteiro segue de metrô até a Estação Barra Funda para a visita ao Memorial.

Quem se interessar em participar, basta comprar dois bilhetes (R$ 6,00) e ir até o balcão do Turismetrô localizado na Estação Sé, aos sábados, a partir das 14h. Para não correr o risco de ficar sem a vaga, a organização indica comparecer ao local com 30 minutos de antecedência.

Memorial America Latina
O tour custa R$ 6,00 e os interessados devem comparecer no balcão do Turismetrô localizado na Estação Sé (Foto: Caio Pimenta)

Veja as obras visitadas durante o passeio:

Estação Sé do Metrô até Estação São Bento

Edifício Mirante do Vale

Edifício Seguradora

Galeria do Rock

Galeria Califórnia

Edifício Esther

Edifício Eiffel

Edifício ABC

Edifício Jaçatuba

Edifício Renata Sampaio Ferreira

Antigo Hotel Hilton

Edifício Copan

Edifício Louvre

Edifício Itália

Estação República do Metrô até Estação Barra Funda

Memorial da América Latina

Fonte: VEJA SÃO PAULO