Cultura

Prédio histórico do centro é reformado e vai abrigar Casa de Francisca

Palacete Tereza Toledo Lara será o novo endereço da casa de shows; espaço deve começara a funcionar em 2016

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

palacete tereza lara toledo
O Palacete Tereza Toledo Lara, no centro (Foto: Reprodução)

Conhecida como a "menor casa de shows de São Paulo", a Casa de Francisca está prester a ficar maior. A partir do início de 2016, o espaço se mudará para o Palacete Tereza Toledo Lara, edifício histório da rua Quintino Bocaiúva.

"Já tem um bom tempo que estamos batalhando pelo projeto", diz Rubens Amatto, 36, um dos fundadores da Casa de Francisca. "Estamos conversando sobre a possibilidade com os proprietários do palacete há dois ou três anos".

+ Catorze coisas que só quem frequenta o Sesc vai entender

Segundo ele, a dona do local, Tereza Artigas Lara Leite Ribeiro, frequenta a casa de shows, que hoje está localizada nos Jardins, o que facilitou as negociações. Tereza é bisneta do construtor do edifício, Antônio Toledo Lara, que deu o nome da filha, Tereza Toledo Lara, ao espaço. De acordo com Rubens, é a própria família que está bancando os custos da reforma, que não foram divulgados. O projeto da reforma é do arquiteto Marcello Pucci.

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Além de receber espetáculos musicais, o lugar terá um restaurante que servirá almoço e jantar. Outras possibilidades estão sendo avaliadas. "O palacete tem um salão grande, o pé direito é enorme, há um piso de madeira incrível, toda a lateral é repleta de janelas que mostram a cidade", enumera Rubens. "Ele pode receber bailes, shows mais informais, em pé... Não queremos ficar presos dentro de só uma proposta."

+ Ex-apresentadores da Cultura criticam "desmonte" da emissora

Para viabilizar o funcionamento da casa, está sendo elaborado um projeto de financiamento coletivo a ser lançado no dia 28 deste mês, durante "O Grande Concerto". O evento, que chega à quarta edição neste ano, reúne artistas que costumam se apresentar na Casa de Francisca ao longo do ano. Ainda sem a programação completa divulgada, ele está agendado para os dias 28 e 29 de agosto, no Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer, e gratuitamente na plateia externa do local no dia 30. Os novos trabalhos de Rodrigo Campos, Siba, Passo Torto e Ná Ozzetti, Alessandra Leão, Arrigo Barnabé, Vicente Barreto e Zé Miguel Wisnik serão apresentados na ocasião. 

História

O Palacete Tereza Toledo Lara foi fundado em 1910 no coração da cidade por Antônio Toledo Lara com projeto do alemão Augusto Fried. Ali se instalaram as casas de instrumentos musicais e partituras Bevilacqua e Irmãos Vitale, além da Rádio Record, que ocupou o prédio entre 1940 e 1950. Hoje, a loja Amadeus, que também vende instrumentos, opera por ali. O estabelecimento continuará funcionando quando a Casa de Francisca ocupar uma parte do palacete.

Fonte: VEJA SÃO PAULO