Crianças

Peças infantis que encerram temporada no fim de semana

Quatro montagens deixam os palcos neste domingo (27)

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

Os pais têm até este fim de semana para levar seus filhos a quatro peças que encerram temporada na cidade. Ótima montagem, A Última Notícia deixa o Sesc Santana neste domingo (27). Com bonecos, folhas de jornal, luzes e sombras, os atores-manipuladores da Cia. Truks apresentam uma singela e emocionante história sobre um menino que é transportado para um mundo de sonhos.

 

Círculo das Baleias também faz sua última sessão no CCBB. A trupe comemora três décadas e leva ao palco um gracioso enredo do fundo do mar. A lista de espetáculos que se despedem inclui ainda Menino Maluquinho, o Musical e Palavra Cantada Sem Pé Nem Cabeça.

Confira abaixo as informações sobre horários e valores:

  • Se tem uma coisa que o Grupo Pia Fraus sabe fazer como quase ninguém é manipulação de bonecos. Em cena, os personagens ganham vida e expressam emoções tamanha a habilidade de quem está por trás dos movimentos. A trupe, que já montou ótimas peças como Filhotes da Amazônia e Bichos do Brasil, comemora três décadas e leva ao palco uma graciosa história do fundo do mar. Jujuba, uma pequena baleia jubarte, vê a mãe morrer nas redes de pescadores japoneses. Quando duas orcas estão prestes a atacá-la, surge Gardel, o pinguim argentino que salva sua pele. Do encontro nasce uma bonita amizade e a dupla ruma para o Polo Sul em busca do Círculo das Baleias, onde Jujuba poderá viver em segurança. No caminho, eles recebem a ajuda de outros animais, como a foca Fofoca e a garça Marlene, que aponta em qual direção os dois devem seguir. Célia Catunda, uma das criadoras da série de animação Peixonauta, foi responsável pelos bonecos, e a envolvente trilha sonora tem o dedo de Gustavo Bernardo. A manipulação fica por conta de Ana Elisa Mattos, Cristiano Bacelar, David Caldas e Natalia Gonsales. Direção de Wanderley Piras e roteiro de Beto Andreetta. Estreou em 9/3/2014. Até 28/6/2015.
    Saiba mais
  • O personagem criado por Ziraldo em 1980 é uma criança feliz e muito criativa. Assim o descreve o próprio protagonista, já adulto (Daniel Costa), no fim do espetáculo Menino Maluquinho, o Musical. Tão divertido quanto o garoto (vivido por Lucas Martins) revela-se o enredo da peça, que transita por sua vida em família, escolar e até amorosa. As crianças vão se identificar com alguns momentos, como a resistência dele em tomar banho e a agitação na sala de aula — o número entre as carteiras durante uma prova, aliás, é um dos mais animados. As peripécias de Maluquinho são acompanhadas por outras figuras da turma, entre elas seu melhor amigo, Bocão (Enrico Alves de Lima), e a namoradinha, Julieta (Thaynara Bergamin). Com um tom alto-astral, a trama também emociona ao propor reflexões sobre o divórcio e a morte. Dirigida por Daniela Stirbulov, a montagem traz um elenco de intérpretes-cantores formado por catorze crianças e sete adultos. Dezessete músicos executam a acertada trilha sonora ao vivo. Estreou em 19/4/2014. Até 27/7/2014. + Ziraldo fala sobre o musical O Menino Maluquinho
    Saiba mais
  • Para comemorar os vinte anos de atividade, os criadores do Palavra Cantada, Paulo Tatit e Sandra Peres, cedem lugar no palco para dois bonecos os representarem no musical Palavra Cantada Sem Pé Nem Cabeça. Pauleco e Sandreca acompanham a trajetória de Ratinho (protagonista da famosa música Rato) na busca pela noiva ideal. Enquanto o roedor, que em vez de “catar lasquinhas de queijo e comer na rua prefere mil vezes um beijo”, vive desilusões amorosas, a dupla de narradores e um elenco de catorze atores (também bailarinos e manipuladores) apresentam dezessete músicas ao vivo. Antes do início da conhecidíssima Sopa, por exemplo, Pauleco e Sandreca passam por uma plantação de legumes e frutas, onde encontram Nabo, que sonha em entrar para a receita. A cena de pipoca é especial: as luzes do teatro se apagam, os artistas saltam pelos corredores da plateia e iluminam os rostos pintados de branco com uma lanterna. Estreou em 31/5/2014. Até 21/6/2015.
    Saiba mais
  • Com bonecos, folhas de jornal, luzes e sombras, os atores-manipuladores da Cia. Truks apresentam uma singela e emocionante história. O clima de suspense marca o começo da encenação. Como numa brincadeira de esconde-esconde, um detetive e um menino (feito de papel) são transportados para um mundo de sonhos. Lá, o garoto se perde entre dinossauros, salva uma princesa do dragão e chega a ser engolido por uma baleia. Cenas poéticas envolvem as crianças, como quando o rapazinho consegue voar de balão com a ajuda do sopro da plateia. Se no desenrolar da trama os pequenos ficam vidrados nas incríveis aventuras, é no desfecho, revelado por uma manchete de jornal, que os pais são laçados de vez — alguns chegam às lágrimas. A bela trilha sonora é de Rafael Senatore, Ione Dias de Aguiar e Chico Muniz.. Estreou em 8/6/2014. Dias 6 e 7/12/2014.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO